Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1463
Título: Eficácia de um programa de inteligência emocional no auto-conceito de alunos do 2º ciclo
Autor: Teixeira, Márcia Sofia de Freitas
Orientador: Gomes, Inês
Data de Defesa: 2010
Editora: [s.n.]
Resumo: A literatura especializada tem evidenciado o papel de níveis elevados de auto-conceito e de Inteligência Emocional no bem-estar e ajustamento psicossocial dos indivíduos, em geral, e no rendimento académico, em particular. Este papel assume uma maior relevância se pensarmos, por um lado, nas exigências que as sociedades modernas colocam aos indivíduos e, por outro lado, nas funções adstritas à Escola que para além de instruir deverá educar os seus alunos. Neste quadro, este estudo propôs-se avaliar a eficácia de um programa de Inteligência Emocional ao nível do auto-conceito de alunos do 2º ciclo do Ensino Básico. Concretamente, e a partir de um design experimental pré e pós-teste, foram observados 51 alunos, de ambos os sexos, a frequentar o 5º e 6º ano de escolaridade. Destes, 25 foram alvo de programa “Aprender com o Coração” e 26 integraram o grupo de controlo (sem intervenção). O programa de inteligência emocional implementado foi concebido para, ao longo de 14 sessões, desenvolver as seguintes dimensões: Auto e Hetero-conhecimento, Percepção de emoções, Expressão e regulação de emoções, Resolução de Conflitos, Auto-estima e automotivação. Ambos os grupos foram avaliados quanto ao auto-conceito antes e após a intervenção (pré e pós-teste), através da Escala de Competência Percebida para Crianças e Pré-Adolescentes (Costa, 2007). Esta escala avalia o conceito de si próprio, numa perspectiva multidimensional, permitindo obter pontuações para o auto-conceito geral e para os seguintes domínios: Competência Escolar, Aceitação Social, Competência Atlética, Aparência Física, Conduta/Comportamento, Competência à Língua Materna, Competência a Matemática e Autoestima. Os resultados apenas evidenciaram um efeito significativo de um dos domínios específicos do auto-conceito, designadamente o Comportamento, e que corresponde a um dos domínios mais directamente relacionados com as competências emocionais. A ausência de efeitos do programa ao nível do auto-conceito geral e nos restantes domínios do mesmo poderá sugerir o carácter não imediato de mudanças no auto-conceito. No entanto, a eventual necessidade de reformulação do programa bem como a concepção de intervenções complementares a outros agentes educativos (e.g. professores e pais) apresentam-se igualmente como possíveis explicações dos resultados encontrados e que terão de ser analisadas em futuros estudos. Specialized literature has shown the paper of high levels of Self-concept and Emotional Intelligence on the well-being and psychosocial adjustment of individuals, in general, and in the academic performance, in particular. This role assumes a bigger relevance if we consider, in one hand, the demands that modern society places on individuals and, on the other hand, the functions attached to the school that in addition to instructing should educate their students. In this context, this study analyzed the efficacy of a program of Emotional Intelligence in the level of Self-concept of students on the 2nd cycle of basic education. Specifically, it is an experimental design pre and pos-test study that was observed 51 students, with both sexes, from the 5th and 6th grade. Of these, 25 were participated in the “Learning from the Heart” program and 26 comprised the control group (no intervention). The emotional intelligence program was designed in 14 sessions, to develop the following dimensions: Emotional Consciousness, Perception, Expression and Regulation of emotions, Conflict Resolution, Self-esteem and Self-Motivation. Both groups were evaluated to the self-concept before and after the intervention (pre and pos-test), through the Escala de Competência para Crianças e Pré-Adolescentes (Costa, 2007). This scale evaluates the selfconcept, in a multidimensional perspective, allowing for scores for the general auto-concept and the following areas: Academic Competence, Social Acceptance, Athletical Ability, Physical Appearance, Behavior, Competency to Mother Tongue, Competence to Mathematics and Selfesteem. The results showed only one significant effect in one of the specific self-concept domain - Behavior - which corresponds to one of the dimensions more directly related with the emotional abilities. The ineffectiveness of the program to the level of general self-concept and in the other dimensions may suggest the non-immediate changes in self-concept. However, the possible necessity of revision of the program as well as the conception of complementary interventions to other educative agents (e.g. teachers and parents) presents possible explanations of the results that will have to be analyzed in future studies. La littérature spécialisé à évidence le papier des nivaux élevées de l’auto concept et de l’intelligence émotionnelle dans le bien-être et l’ajustement psychosocial des individus, en général, et dans le produit académique, en particulier. Ce papier assume une plus grande importance si nous pensons, par un côté, sur les exigences que les sociétés modernes arrangent aux individus et, d’une autre façon, sur les fonctions inscrites à l’école de laquelle devra instruire et éduquer ses élèves. Cet étude à propos d’évaluer l’efficace d’un programme d’intelligence émotionnelle au niveau des élèves du deuxième cycle de l’enseignement basique. Concrètement, et puis d’un design expérimental avant et puis du teste, 51 enfants de chaque sexe, à fréquenter le 5éme et 6éme années de scolarité ont été observés. De ces 51 enfants, 25 enfants ont été but du programme «Apprendre avec le coeur et les autres 26 enfants ont intégrés le groupe sans control (sans intervention). Le programme d’intelligence émotionnelle implémenté a été conçus, au long des 14 sessions, pour développer les suivants dimensions: L’auto et l’Hétéro Connaissance, la Perception des émotions, l’Expression et la Régulation des émotions, la Résolution des conflits, l’Auto estime et l’Auto motivation. Les deux groups on été évalués sur ce concept avant et après l’intervention (avant et puis du teste), à travers de l’Échelle de la Compétence Perçue pour les enfants et les adolescents (Costa, s/d). Cette échelle évalue l’auto concept, dans une perspective multidimensionnel, en permettant avoir des ponctuations pour l’auto concept général et pour les domaines suivants: la Compétence scolaire, l’Acceptation social, la Compétence athlétique, l’Apparence physique, la Conduite, la Compétence de la Langue Maternel, la Compétence de la Mathématique et l’Auto estime. Les résultats ont évidences un effet significatif par un des domaines spécifiques de l’auto concept, spécialement le conduite, et qui correspondre à un des domaines plus directement rapportés avec les compétences émotionnelles. L’absence des effets du programme au niveau de l’auto concept général et sur les restants domaines du même poudra ne suggérer pas des changes dans l’auto concept. Pourtant, l’éventuel nécessité de reformulation du programme, bien comme la conception d’interventions complémentaires d’autres agents éducatifs (les professeurs et les parents) se présentent également comme les possibles explications des résultats rencontrés et que doivent être analysés en prochaines études.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica e da Saúde.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1463
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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