Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1458
Título: Concepção de um modelo de avaliação de desempenho em contexto organizacional
Outros títulos: o caso da Sol do Ave
Autor: Fernandes, Fernando Jorge da Cunha
Orientador: Barros, Carla
Data de Defesa: 2010
Editora: [s.n.]
Resumo: Este trabalho de investigação apresenta um estudo de caso, realizado no âmbito da concepção de um Modelo de Avaliação de Desempenho para o Departamento de Educação e Formação do Sol do Ave, em Guimarães para as funções de Coordenadora e Colaboradora do departamento. De forma a tornar possível esse objectivo, o presente estudo procurou ancorar-se nos pressupostos teóricos que sustentam um projecto desta natureza. Abordando a emergência da Avaliação de Desempenho no contexto organizacional, procurou-se determinar os contributos que os sistemas de gestão de pessoas poderão beneficiar, estabelecendo igualmente uma conceptualização teórica desta problemática. Sendo o estudo desenrolado em contexto real de trabalho, procurou-se determinar quais os eixos centrais da concepção de um Modelo de Avaliação de Desempenho, delimitando a importância da análise do trabalho, a importância da análise e descrição de funções, bem como, o processo de definição de competências. Nesse sentido, a preocupação pela análise das especificidades em situação de trabalho organizacional torna-se uma constante, justificando assim, ao longo da investigação uma abordagem metodológica de natureza qualitativa. Os resultados obtidos, permitem-nos reforçar esta abordagem, através da Concepção do Descritivo e Análise de Funções, do Descritivo de Competências de Funções, dos Instrumentos de Avaliação, bem como de um regulamento do Modelo de Gestão de Desempenho da Sol do Ave. Em face dos resultados obtidos, deseja-se que resultados obtidos na investigação se tornem relevantes para a prossecução dos objectivos estratégicos e organizacionais da Sol do Ave em termos da política de gestão dos seus recursos humanos. This study presents a case study, aiming the design of a Work Performance Evaluation Model for the Sol do Ave´s Education and Training Department, located in Guimarães, for the department´s Collaborator and the Coordinator. In order to achieve this goal, the study sought for the theoretical principles that support a project of this nature. Through an approach of the Work Performance Evaluation emergency on the organizational context, searching for the contributions for Human Resources Management was done, in order to establishing a theoretical conceptualization within this question. Being the study developed in a real work context, the search of the central axis that stands for a Work Performance Evaluation Model, delimiting the question of the work importance, the importance of the function description and also the importance of skills definition process. In this way, the specifications analyses concerning in the organizational situation, justifies, through this investigation a qualitative methodological approach. The achieved results enable us to reinforce this approach, through the Functions Analysis design, the Function´s Competencies Description, the Evaluation Instruments, and the Work Performance Evaluation Management Model Regulation. According to the achieved results, it´s hoped that the contributions of this research may become useful for the quest of the Sol do Ave´s strategic objectives and organizational.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizações.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1458
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dm_fernandofernandes.pdf2,13 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.