Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1448
Título: Programa de intervenção na deficiência mental
Outros títulos: promoção cognitiva, social e sexual
Autor: Guimarães, Raquel Patrícia Ferreira
Orientador: Ramalho, Joaquim
Data de Defesa: 2009
Editora: [s.n.]
Resumo: Esta tese teve como objectivo verificar se o Programa de Intervenção na Deficiência Mental é capaz de provocar alterações na capacidade cognitiva e psicossocial na deficiência mental ligeira e moderada. Neste estudo utilizou-se o método quase experimental. O participante é um dos utentes que foi acompanhado, avaliado e fez parte da intervenção realizada no contexto de estágio curricular na Associação de Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais de Penafiel (APADIMP). Os instrumentos utilizados foram a Matrizes Progressivas de Raven (Raven, 1983), Teste de Percepção e Diferenças CARAS (Thurstone & Yela, 1995) para avaliar as competências cognitivas, e a escala Adaptative Behavior Scale-School (ABS-S:2)(Lambert, Nihira & Leland, 1993) que avalia o comportamento adaptativo. Os resultados demonstraram que aplicação do Programa de Intervenção na Deficiência Mental (PIDM) permitiu a modificação cognitiva, não se verificando alterações no comportamento adaptativo. This dissertation aimed at verifying whether the intervention program in the intellectual disability is able to set changes in the social and cognitive skills in the mild and moderate intellectual disability. In this study it was used a nearly experimental methodology. The participant is one of the patients that was followed closely appraised and part of the intervention that was carried out in the curricular internship at the Associação de Pais e Amigos dos Diminuídos Mentais de Penafiel (APADIMP). The instruments used were the Matrizes Progressivas de Raven (Raven, 1983), Teste de Percepção de Diferenças (CARAS) (Thurstone & Yela, 1995) to appraise the cognitive skills and the Adaptative Behavior Scale-School (ABS-S:2)(Lambert, Nihira & Leland, 1993), that appraises the adaptative conduct. The results proved that the application of the intervention program in the intellectual disability allowed changes in the cognitive skills not showing significative changes in the adaptative conduct.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica e da Saúde.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1448
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