Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1428
Título: Resiliência e depressão
Outros títulos: estudo exploratório em contexto escolar
Autor: Guerreiro, Susana Rodrigues de Oliveira de Lima
Orientador: Matos, António Coimbra de
Maia, Rui Leandro
Data de Defesa: 2007
Editora: [s.n.]
Resumo: Masten, Best e Garmezy (1990, p.426) definiram resiliência como “o processo de, ou capacidade de ou o resultado de uma adaptação de sucesso, apesar dos desafios ou das circunstâncias adversas. O presente estudo realizou-se no Agrupamento de Escolas de Castro Daire (Escola E.B. 2,3, do ensino básico do 2º e 3º ciclo) e na Escola Secundária de Castro Daire, com 346 alunos do 7º, 9º e 12º ano, com e sem reprovações/escalão. Numa primeira análise, relacionou-se a depressão e resiliência, posteriormente, subdividiu-se os valores da Escala de Resiliência em três categorias (grupo menos resiliente, intermédio e o mais resiliente), verificando-se as diferenças entre os três grupos, quanto ao sexo, escolaridade, reprovações e escalão. Na ausência de um instrumento de avaliação de resiliência em português, foi construído um questionário de auto-resposta para a avaliação da resiliência. Para a avaliação da depressão, foi usado o “Children´s Depression Inventory” – CDI, de Maria Kovacs (1992). Concluiu-se que 34% dos alunos apresenta valores depressivos e 32% dos alunos foram incluídos no grupo dos alunos mais resilientes, tendo sido comprovada a relação entre depressão e resiliência, na medida em que, à medida que aumentam os valores da depressão, diminuem os valores da resiliência. Concluiu-se também que existe uma relação significativa entre as descrições de situações de vida problemáticas dos alunos com os resultados presentes na Escala de Resiliência. Masten, Best e Garmezy (1990, p.426) defined resiliency as “the process of, or capacity of or the result of an adaptation of success, although the challenges or the adverse circumstances”. The actual study was made in a Group of Schools of Castro Daire (School E.B. 2,3, of a comprehensive school) and in the High School of Castro Daire, with 346 students of the 7º, 9º and 12º year, with or without disapproval marks/aids. In a first analyse, it was made the relation between depression and resiliency, later, it was subdivided the score of the Resiliency Scale in three categories (the group of less resilient, the middle ones and the group of more resilient), checking the differences between the three groups, related to the sex, year, disapproval marks and aids. In the absence of an instrument of resiliency evaluation in portuguese, it was made a questionnaire of self-answer for the evaluation´s resiliency. For the evaluation´s depression, it was used the “Children´s Depression Inventory” – CDI, of Maria Kovacs (1992). It was concluded that 34% of the students show depression score and 32% of the students was included in the group of the more resilient students, it was proved the relation between depression and resiliency, in the measure of, as the scores of depression increase, the scores of resiliency drop down. It was also concluded that there is a significative relation between the descriptions of the problematic life situations of the students with the present results of the Resiliency Scale. Masten, Best e Garmezy (1990, p.426) ont défini la résilience comme «un procès de, ou la capacité pour ou le résultat d´une adaptation de succès, malgré les défis ou les conjonctures opposés». L´actuel application a eté realisée dans le Groupement d´Écoles de Castro Daire (École E.B. 2,3 de l´Enseignement Basique du 2.ième et 3.ième cycle) et dans l´École Secondaire de Castro Daire, avec 346 éleves du 7.ième, 9.iéme et 12.ième, avec ou sans recalage. Dans une première analyse, on a rapportée la dépression et la résilience et, postérieurement, ont a sousdivisé les valeurs de l´Échelle de Résilience en trois rangs (le group moins résilient, l´intermédiaire et le plus resilient), en faisant la difference entre les trios groups, quant au sèxe, la scolarité, les recalages et l´échelon. En l´absence d´un instrument d´évaluation de résilience en portugais, on a fait un questionnaire d´auto-réponse pour l´évaluation de la résilience. Pour l´évaluation de la depression, on a utilisé le «Children´s Depression Inventory» - CDI, de Maria Kovacs (1992). On a déduit que 34% des élèves plus résilients, ayant confirmé le rapport entre depression et résilience, car au fur et à mesure que les valeurs de la depression augmentent, les valeurs de la résilience diminuent. On a déduit aussi qu´il y a un rapport expressif entre les descriptions des situations problématiques de la vie des élèves avec les resultants presents dans l´Échelle de la Résilience.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia da Saúde e Intervenção Comunitária.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1428
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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