Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1418
Título: Stress e suporte social em pais de crianças com perturbação de hiperactividade com défice de atenção
Autor: Moreira, Mafalda Sampaio
Orientador: Silva, Isabel
Data de Defesa: 2010
Editora: [s.n.]
Resumo: O presente trabalho teve como objectivos analisar a relação entre o stress e a satisfação com o suporte social em pais de crianças diagnosticadas com Perturbação de Hiperactividade com Défice de Atenção, assim como a forma como a percepção de stress e a satisfação com o apoio social variam em função das características sócio-demográficas dos participantes. Foram estudados 110 pais/mães de crianças com PHDA, adultos de ambos os sexos (55 mulheres e 55 homens), com idades compreendidas entre os 23 e os 53 anos de idade (M=38,86; DP=6,794). Os participantes responderam à Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) (Ribeiro, 1999a) e à Life Experiences Survey (LES) (Silva, Ribeiro, Cardoso, & Ramos, 2003). Os resultados do estudo apontam para a existência de uma correlação significativa (p=0,048) entre a satisfação com o suporte social e o stress percepcionado pelos pais/mães de crianças com PHDA – à medida que aumenta o suporte social, diminuem os níveis de stress. Observou-se que a percepção de suporte social varia em função do sexo da figura parental (p=0,0001). As figuras parentais do sexo masculino apresentam maior satisfação com o suporte social do que as figuras parentais do sexo feminino. Constatou-se que a percepção de stress está relacionada com a idade da figura parental (p=0,018) – à medida que aumenta a idade da figura parental, aumentam os níveis de stress. Verificou-se que a percepção de suporte social está relacionada com o tempo decorrido após o diagnóstico de PHDA (p=0,034) – à medida que aumenta o tempo decorrido após o diagnóstico de PHDA, diminui a satisfação com o suporte social percepcionado. Os resultados deste estudo vêm reforçar a importância do suporte social na diminuição dos níveis de stress de ambos os pais de crianças com PHDA e enfatizar a importância das intervenções no fortalecimento das redes de apoio social em pais de crianças com PHDA. The main objective of this study was assay the relation between the stress perception and the satisfaction with social support in parents which children were diagnosis Attention-Deficit Hyperactivity Disorder, as well as verify the behaviour of these variables in function of the demographic and social features. This study involved 110 parents with children whom ADHD was diagnosed, 55 women and 55 men, adults with ages between 23 and 53 years old (M=38,86; DP=6,794). The participants answered to Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) (Ribeiro, 1999a) and to Life Experiences Survey (LES) (Silva, Ribeiro, Cardoso, & Ramos, 2003). The results of this study had shown us a significant correlation between the different variables. On one hand, social support influences the levels of stress perceived by the parents involved (p=0,048). As the social support increases, the levels of stress fall. On the other hand, the perception of social support is straightly related with the sex of parents (p=0,000). The perception of social support is higher in males than in females. Further more, it was noted that stress perception oscillate with the parents’ age (p=0,018). The levels of stress rise with increasing age. Finally, it was verified that social support perception is related with the time passed since ADHD was diagnosed (p=0,034). The perception of the levels of social support decrease while the time after diagnosis increase. The results of this study strengthen the importance of social support in the decrease of stress levels of parents which children were diagnosis ADHD and exalt the importance of the interventions in the strengthening of social support nets. Le travail suivant a eut comme objectifs l´annalise de la relation entre le stress e la satisfaction du support social pour les parents d´enfants ayant été diagnostiqués des Troubles du Déficit de l'Attention avec Hyperactivité, ainsi comme est dut la perception du stress et la satisfaction de l´appuie social qui en dépend peuvent varier en fonction des caractéristiques sociodémographiques des intervenants. Ont été étudiés 110 pays/mères d´enfants ayant le TDAH, adultes des deux sexes (55 femmes et 55 hommes), avec des âges compris entre les 23 et les 53 ans (M=38,86; DP=6,794). Les participants ont répondus à Escala de Satisfação com o Suporte Social (ESSS) (Ribeiro, 1999a) et à Life Experiences Survey (LES) (Silva, Ribeiro, Cardoso, & Ramos, 2003). Les résultats de l´étude montrent une corrélation significative (p=0,048) entre la satisfaction du support social et le stress perçut par le père/mère d´enfants ayant des TDAH – a mesure que augmente l´appuie social, les niveaux de stress diminuent. Il a été observé que la perception du support social varie en fonction du sexe de la figure parental (p=0,0001). Les figures parentales du sexe masculin montrent plus satisfaites du support social que celles de sexe féminin. Il a été constaté que la perception du stress est liée a l´âge de la figure parentale (p=0,018) – a mesure que l´âge de la figure parentale augmente les niveaux de stress s´accroissent. Il a été vérifié que la perception du support social est liée au temps qui s´écoulent après le diagnostique de TDAH (p=0,034) – plus de temps s´écoule après le diagnostique, plus diminue la satisfaction du support social perçut. Ces résultats viennent renforcer l´importance du support social sur la diminution des niveaux de stress des parents d´enfants atteints de TDAH et pointent la portée que peuvent avoir les interventions sur la consistance des réseaux d´appuie social sur les parents d´enfants atteints de TDAH.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica e da Saúde.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1418
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