Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1411
Título: Estratégias de aprendizagem em contexto educativo e formativo
Outros títulos: contributo para a aprendizagem ao longo da vida
Autor: Gonçalves, Paula Fernanda Dourado
Orientador: Ramalho, Joaquim
Data de Defesa: 2009
Editora: [s.n.]
Resumo: O presente trabalho aborda as implicações da abordagem às estratégias de aprendizagem no contexto educativo e formativo. Após a caracterização da aprendizagem assente na compreensão da pluralidade de teorias, são apresentados os factores que melhor explicam as diferentes estratégias de aprendizagem. Apresenta-se ainda um estudo empírico sobre as estratégias de aprendizagem e os valores pessoais, realizado com uma amostra de 298 estudantes do sistema de ensino educativo e formativo, abrangendo o 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 15 e os 23 anos. Contemplaram-se como objectivos do estudo avaliar a relação entre a utilização de estratégias de aprendizagem e os valores pessoais face ao sistema de ensino frequentado. Dos resultados obtidos, constatamos ao nível das estratégias de aprendizagem, a inexistência de diferenças estatisticamente significativas nos diferentes sistemas de ensino. Realça-se contudo, ao nível dos valores pessoais a existência de tais diferenças nomeadamente na sub-escala método, variedade e decisão. Face a estes resultados, importa reunir meios e criar oportunidades para que os alunos desenvolvam estratégias mais eficientes de estudo. Por fim referem-se alguns princípios orientadores de reflexão sobre o papel das estratégias de aprendizagem, com particular ênfase nas suas implicações práticas. This paper discusses the implications of the approach to learning strategies in the context of education and training. After the characterization of learning based on understanding of the plurality of theories, are the factors that best explain the different strategies of learning. There is also an empirical study on strategies for learning and personal values, conducted with a sample of 298 students of the education system, education and training, covering the 3rd cycle of basic education and secondary education, both sexes, with aged between 15 and 23. Covered up as the study aims to evaluate the relationship between the use of learning strategies and the personal values against the system of education attended. The results, see the level of learning strategies for the lack of statistically significant differences in the different education systems. Finally, it is however, the level of personal values the existence of such differences in particular in sub-scale method, variety and decision. Face to these results, matters to congregate ways and to create chances so that the pupils develop more efficient strategies of study. Finally refer to some guiding principles for reflection on the role of learning strategies, with particular emphasis on its practical implications. Ce document examine les implications de l'approche de stratégies d'apprentissage dans le contexte de l'éducation et de formation. Après la caractérisation de l'apprentissage basée sur la compréhension de la pluralité des théories, sont les facteurs qui expliquent le mieux les différentes stratégies d'apprentissage. Il ya aussi une étude empirique sur les stratégies d'apprentissage et de valeurs personnelles, menée auprès d'un échantillon de 298 élèves du système éducatif, l'éducation et de formation, portant sur le 3ème cycle de l'enseignement fondamental et secondaire, les deux sexes, avec âgés entre 15 et 23. Couvert en tant que l'étude vise à évaluer la relation entre l'utilisation de stratégies d'apprentissage et les valeurs personnelles contre le système de l'éducation y ont assisté. Les résultats, voir le niveau des stratégies d'apprentissage de l'absence de différences statistiquement significatives dans les différents systèmes éducatifs. Enfin, il est toutefois, le niveau des valeurs personnelles de l'existence de ces différences, en particulier dans la sous-échelle de la méthode, de la variété et de la décision. Face à ces résultats, convient de se réunir des moyens et créer des occasions pour que les élèves développent des stratégies plus efficaces d'étude. Enfin, se référer à quelques principes directeurs pour la réflexion sur le rôle des stratégies d'apprentissage, avec un accent particulier sur ses implications pratiques.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1411
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
dm_paulagoncalves.pdf456,36 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.