Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1408
Título: Comportamentos, atitudes e valores dos alunos numa sociedade tolerante
Autor: Dias, Maria João Carvalho Ramos
Orientador: Marinho, Susana
Data de Defesa: 2009
Editora: [s.n.]
Resumo: Este trabalho incide sobre a vivência dos adolescentes em contexto escolar, seus comportamentos e a influência da sociedade nesses mesmos comportamentos nem sempre regrados e oportunos. Assim, abordamos os construtos dos comportamentos disruptivos, indisciplina e violência na escola, expondo os conceitos, teorias, causas e consequências destes comportamentos nas nossas escolas, não esquecendo a influência da estrutura familiar e os valores que evidenciam. Fizemos um enquadramento teórico ainda sobre as representações sociais relativamente à concepção da adolescência e juventude e do desenvolvimento dos valores nos jovens na sociedade actual. O nosso estudo empírico incide sobre a indisciplina na escola, com recurso a metodologia qualitativa, designadamente realização de entrevistas na escola e inquérito por questionário com posterior análise de conteúdo no sentido de caracterizarmos as representações sociais do Psicólogo escolar e dos professores relativamente à relação entre indisciplina e sociedade moderna; a relação entre comportamento disruptivo e família; a motivação dos alunos para a aprendizagem e o papel do Psicólogo e dos professores na prevenção e resolução de problemas de comportamento. Assim depois de apurada análise categorial apresentamos e discutimos os resultados obtidos relativamente a esta problemática de onde se conclui que na generalidade os alunos com falta/baixa motivação têm mais tendência para demonstrarem indisciplina na sala de aula. Verificamos que, por vezes, a família descura o seu papel interventivo na vida escolar, demitindo-se das suas funções ou mesmo delegando as suas competências na escola. Os alunos considerados indisciplinados revelam baixo rendimento académico, devido à falta de motivação para a aprendizagem, entre outros factores. Psicólogo escolar, professores e Órgão de Gestão assumem grande importância na prevenção e resolução de problemas comportamentais na escola. This study focus on the way of living of teenagers in school, their behaviour and the influence of society in that behaviour which is not always the correct one. We present the constructs of their disruptive behaviour, indiscipline and violence in school, displaying the concepts, theories, causes and consequences of these behaviours in our schools, not forgetting the influence of the family structure and its values. We also did a theoretical setting about the social representatives of the conception of the teen years, youth and the development of youngster’s values in the present society. Our empiric study is about indiscipline in school, with recourse to qualitative methodology , namely, the execution of interviews in school and inquiry by questionnaire with following contents analysis in the sense to characterize the social representations of the school psychologist and the teachers about the relation between indiscipline and modern society; the relation between disruptive behaviour and family; the students motivation to learn and the Psychologist and the teachers roles in the prevention and solution of behavioural problems. After a profound categorical analysis, we present and discuss the obtained results of this problem where it is concluded that the majority of students with lack/low motivation are inclined to demonstrate indiscipline in the classroom. We verify that, sometimes, the family neglects its interventive role in the scholar life, resigning from their duty or they even delegate their competences to school. The undisciplined students showed a low academic performance, due to the lack of motivation to learn and other causes. The school Psychologist, the teachers and the school administration undertake a great importance in the prevention and resolution of the behavioural problems in school. Ce travail focalise la manière de vivre des adolescents dans un contexte scolaire, leurs comportements et l’influence de la société sur ces mêmes comportements, pas toujours réglementés et opportuns. Ainsi, nous abordons les constructs des comportements disruptifs, l’indiscipline et la violence à l’école, exposant les concepts, théories, causes et conséquences de ces comportements dans nos écoles, n’oubliant pas l’influence de la structure familiale et ses valeurs. Un encadrement théorique sur les représentations sociales en ce qui concerne l’adolescence et la jeunesse et le développement des valeurs des jeunes dans la société d’aujourd’hui a également été réalisé. Notre recherche empirique se centre sur l’indiscipline à l’école, recourant à la méthodologie qualitative, notamment par la réalisation d’entrevues à l’école et enquête par questionnaire avec une analyse de contenus ultérieur dans le but de caractériser les représentations sociales du Psychologue scolaire et des professeurs en ce qui concerne la relation entre indiscipline et société moderne; la relation entre comportement disruptif et familiale ; la motivation des élèves à l’apprentissage et le rôle du Psychologue et des professeurs à la prévention et résolution de problèmes comportementaux. Ainsi après analyse catégoriale nous présentons et examinons les résultats obtenus en ce qui concerne cette problématique d’où la conclusion de qu’en général les élèves avec un manque ou faible motivation ont plus tendance à la démonstration d’indiscipline en cours. Nous vérifions que, parfois, la famille néglige son rôle interventif dans la vie scolaire, renvoyant ses fonctions ou même attribuant ses compétences à l’école. Les élèves considérés indisciplinés révèlent un faible rendement académique dû au manque de motivation à l’apprentissage, entre autres facteurs. Psychologue scolaire, professeurs et administration de l’école assument une grande importance à la prévention et résolution de problèmes comportementaux à l’école.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1408
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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