Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1404
Título: As relações públicas face ao desafio da internet como novo meio de comunicação
Outros títulos: análise nos clubes de futebol da Liga Sagres em Portugal
Autor: Mendes, Eva Raquel dos Reis
Orientador: Mesquita, Francisco
Palavras-chave: Comunicação online
Relações públicas
Internet
Desporto
Online communication
Public relations
Sports
Communication online
Relations publiques
Sport
Data de Defesa: 2009
Editora: [s.n.]
Resumo: Este trabalho faz parte de um estudo sobre as Relações Públicas (RP) na Internet num público específico: o do Futebol. Aborda o desafio que a Internet representa ou pode representar como meio de comunicação revolucionário e protagonista do novo mundo numa vasta rede e analisa o desafio que a mesma representa para as RP/Assessores de Imprensa, face aos órgãos de comunicação sociais tradicionais. Além de uma revisão bibliográfica às RP, à Internet e ao marketing desportivo, esta investigação tem como propósito identificar e constatar o impacto e as oportunidades originadas pela utilização da Internet na área das RP no futebol, neste caso, nos clubes que integram a primeira divisão da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) – a Sagres Liga 2008/2009. Queremos com isto dizer que se pretende averiguar até que ponto este novo meio de comunicação é trabalhado pelos clubes desportivos. O outro objectivo prende-se ao facto de querer analisar a situação dos profissionais no exercício das actividades de RP na condução de um meio de comunicação específico (Internet) para a consecução dos objectivos propostos, verificando, então, até que ponto a Internet é eficaz para o trabalho dos mesmos. Para realizar esta pesquisa científica, chegou-se à conclusão que era necessário desenvolver um estudo descritivo numa abordagem quantitativa, com entrevistas em forma de questionários às pessoas responsáveis pelo sector das RP das respectivas organizações, como método mais eficaz para nos apercebermos se nesta área a comunicação digital é uma ferramenta de relacionamento importante entre as organizações desportivas e os seus públicos. This investigation work is a part of a study on Public Relations (PR) in the Internet in a specific target field: Football. It approaches the challenge the Internet represents or may represent as a revolutionary media and its leading role in the vast network of the new world and analyses the challenge it represents to Public Relations/Press Assessors, as opposed to the traditional social media. In addition to reviewing selected bibliography on Public Relations, Internet and Sports marketing, this study aims to identify and demonstrate the impact and opportunities generated by the use of Internet in the Public Relations area, specifically in the clubs participating in the LPFP Portuguese major league – Liga Sagres 2008/2009. This means that we intent to analyse to what extent is this new media approached and handled by football clubs. The other purpose is to analyse the PR professionals’ proficiency in the performance of their PR activities while conducting a specific media (the Internet) for the accomplishment of their goals, thus verifying to what extent is Internet in fact efficient for their work. For this scientific research, we concluded that is necessary to develop a descriptive survey with a quantitative approach, whose method is the most effective for the understanding if and how digital communication constitutes an important relationship tool between sports organizations and their publics. We have used the questionnaire methodology in order to interview the RP managers of the several organizations. Ce travail fait partie d’une étude sur les Relations Publiques à l’Internet d’un public spécifique : celui du football. Ce travail aborde le défi que l’Internet représente ou peut représenter comme un moyen de communication révolutionnaire et protagoniste du nouveau monde dans un vaste réseau et analyse le défi qu’elle représente pour les RP/ Assesseurs de Presse par rapport aux media traditionnels. En plus d’une révision bibliographique aux RP, à l’Internet, au marketing sportif, cette recherche a comme but identifier et constater l’impact et les opportunités déclenchées par l’utilisation de l’Internet dans le domaine des RP du football dans ce cas, chez les clubs qui intègrent la première division de la Ligue Sagres 2008/2009. On veut dire avec ça qu’on prétend s’assurer jusqu’ à quel point ce nouveau moyen de communication est utilisé par les clubs sportifs. L’autre but c’est qu’on veut analyser la situation des professionnels dans l’exercice des activités de RP, en utilisant un moyen de communication (Internet) pour la consécution des objectifs proposés et vérifier jusqu’à quel point elle est efficace pour leur travail. Pour faire cette recherche scientifique on a conclu qu’il faudrait développer une étude descriptif avec une approche quantitative avec des interviewes sous la forme de questionnaires aux personnes responsables par le secteur des RP des organisations, comme la méthode la plus efficace pour savoir si, dans ce domaine, la communication digitale est un outil de rapports entre les organisations sportives et leurs publics.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, especialização em Relações Públicas.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1404
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_Eva_Mendes.pdf3,7 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.