Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1398
Título: A contribuição do 5S na motivação e satisfação dos colaboradores
Outros títulos: estudo de caso
empresa de serviços nas áreas do transporte de valores, vigilância e limpeza
Autor: Lima, Gladys Santos Gonçalves
Orientador: Costa, Vasco
Data de Defesa: 2010
Editora: [s.n.]
Resumo: O objectivo do estudo foi avaliar a contribuição da ferramenta dos cinco sensos - 5S para a elevação do nível de motivação e satisfação dos colaboradores. A pesquisa constituiu-se num estudo de caso numa empresa do sector de serviços, cuja implementação da Qualidade decorreu no ano de 1995 e cujas características diferenciais eram de ser a “1ª empresa” no ramo “serviços” na região Norte do Brasil. O Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ foi uma aposta de sucesso que até hoje vigora nesta empresa, que pode ser reconhecida através das certificações ISO 9001. A proposta básica para este estudo foi a realização de um questionário com o objectivo de verificar se existem conhecimentos do 5S por parte dos colaboradores e se a prática da ferramenta motiva os colaboradores, contribuindo para a sua vida profissional e realização pessoal, gerando satisfação. Para este estudo teve-se a preocupação de envolver todos os colaboradores que participam activamente do SGQ, incluindo o que é mais importante, os colaboradores que participaram desde do início do SGQ. Concluiu-se que a ferramenta 5S dentro de um contexto de SGQ, promove maior envolvimento entre pessoas e nas tarefas que executam, realiza esse envolvimento de maneira mais participativa, criativa e desenvolve um ambiente de trabalho mais agradável no que diz respeito a organização, métodos e limpeza. É uma ferramenta de utilização permanente e em todas as áreas que só contribui para a motivação e satisfação dos colaboradores de organizações que se preocupam com importância do resultado do trabalho e a qualidade da relação entre pessoas. The aim of the study was to evaluate the contribution of the 5S Quality tool to raise the level of motivation and employee satisfaction. The research was based on a case study in business services, the implementation of a Quality Management System was held in 1995 and whose differential characteristics were to be the "1st company" in class "services" in northern Brazil. The System of Quality Management - QMS was a bet of success that so far force in this company, which can be recognized through the ISO 9000. The basic proposal for this study was the completion of a questionnaire with a view to ascertaining whether there is knowledge of 5S by employees and the practice of the tool motivates employees, contributing to their professional and personal development, generating satisfaction. For this study we had the desire to involve all employees who are actively involved in the QMS, including most importantly, employees who have participated since the start of the QMS. It was concluded that the 5S tool within the context of quality management system, promote more interaction between people and the work they do, realize that involvement in a more participatory, creative and develop a work environment more pleasant with respect to organization, methods and cleaning. It is a tool for permanent use and in all areas that only adds to the motivation and satisfaction of employees of organizations who care about the importance of task outcomes and quality of the relationship between people.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Gestão da Qualidade.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1398
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