Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1394
Título: Reflectir para (re) construir práticas
Outros títulos: a leitura e a escrita
percepções dos professores face às dificuldades de aprendizagem e às necessidades educativas especiais
Autor: Resende, Adélia de Jesus Jacinto
Orientador: Ramalho, Joaquim
Gomes, Inês
Palavras-chave: Reflexão
Leitura e Escrita
Percepções dos professores
Dificuldades de aprendizagem
Necessidades educativas especiais
Inclusão
Reflection
Reading and Writing
Perceptions of teachers
Learning difficulties
Special educational needs
Inclusion
Réflexion
Lecture et Écriture
Perceptions des professeurs
Difficultés d'apprentissage
Besoins educatifs spéciales
Inclusion
Data de Defesa: 2009
Editora: [s.n.]
Resumo: A Educação, bem como a reflexão sobre a mesma, é uma premissa absolutamente prioritária que poderá determinar o mundo futuro que queremos construir. Essa reflexão implica a necessidade de repensar o que se ensina e como se ensina, tendo em conta a singularidade de cada aluno no processo de ensino/aprendizagem e ainda como “pano de fundo” a importância de aprender a ler e a escrever numa óptica “ler e escrever para aprender”. Assim, na Parte I do presente trabalho, aprofundamos e reflectimos sobre a inevitabilidade da comunicação entre os indivíduos e a importância da leitura e da escrita para viver na sociedade contemporânea, fundamentando os conceitos e teorias que nos pareceram mais apropriadas. Se cada indivíduo é um ser singular e único, então a aprendizagem não se efectua da mesma forma em todos os sujeitos/alunos. Por outro lado, encontramos por vezes dificuldades no processo de aprendizagem devido às várias perturbações existentes naquele processo. Estas perturbações poderão ser devidas a variadas causas, tais como deficiências, incapacidades, défices de atenção, défice intelectual, entre outras, consideradas aqui como Necessidades Educativas Especiais. Poderão, também ser consideradas Dificuldades de Aprendizagem quando se verifica discrepância significativa entre o potencial do aluno e as suas realizações efectivas não correspondendo às que deveria ter, de acordo com a faixa etária e o ano de escolaridade, havendo, no entanto, na ausência de deficiências, quociente de inteligência igual ou superior à média e não tendo proveniência de meios sócio culturais desfavorecidos. Debruçamo-nos, ainda, ao estudo da problemática, das Dificuldades de Aprendizagem, das Dificuldades de Aprendizagem Específicas da leitura e da escrita (dislexia, disgrafia e disortografia), bem como das Necessidades Educativas Especiais. Na Parte II, após levantamento das percepções/vivências dos professores do 1º ciclo do Ensino Básico do nosso Agrupamento, acerca das perturbações da aprendizagem e mais concretamente sobre as Dificuldades de Aprendizagem, apresentamos os resultados, respectivo tratamento e discussão dos mesmos. Analisadas as respostas do inquérito por questionário, reflectimos sobre as mesmas, tecendo algumas considerações finais. A importância de repensar os conceitos fundamentais da Educação de hoje, bem como das respostas a dar, é de crucial valor, tendo em vista perspectivar um mundo melhor e com maior qualidade para todos, em geral e para os intervenientes no processo educativo, em particular. Estamos, no entanto, conscientes de que há muito ainda para fazer e que esta modesta investigação nos deixa a aspiração para novos trabalhos, novas investigações e contínuas reflexões – acções. Education, as well as the reflection upon it, is an absolute priority premise which can determine the future world which we want to build. This reflection implies the need to rethink about what we teach and how we teach, bearing in mind the singularity of each student in the teaching/learning process and also as a ‘’backdrop’’ the importance of learning to read and write in the view of ‘’reading and writing in order to learn’’. Thus, in Part I of this work, we look into and reflect upon the inevitability of communication between individuals and the importance of reading and writing in order to live in contemporary society, based on concepts and theories which seem most appropriate to us. If each individual is a singular and unique being, then learning does not take place the same way with all subjects/pupils. On the other hand, we sometimes find difficulties in the learning process due to the various disturbances which exists in the process. These disturbances can be due to various causes, such as deficiencies inabilities, attention deficits, intellectual deficit, amongst others, considered here as Special Education Needs. What may also be considered are Learning Difficulties when significant discrepancy is verified between the pupil’s potential and his/her actual achievements not corresponding to what he/she should get, according to the age group and school year, having, meanwhile, in the absence of deficiencies, an intelligence quotient equal to or above the average and not having come from unfavourable sociocultural backgrounds. We, also look into the study of the problematic of the Learning Difficulties, Specific Learning Difficulties of reading and writing (dyslexia, disgraphy and disorthography), as well as the Special Educational Needs. In Part II, after gathering the perceptions/experiences of primary school teachers (1st cycle: year1 – year 4) from our school group, regarding learning disturbances and more concretely regarding Learning Difficulties, we (will) present the results, respective treatment and their discussion. Having analysed the replies to the investigation questionnaire, we (will) reflect upon them, weaving some final considerations. The importance to rethink about the fundamental concepts of today’s Education, as well as the answers to give, is of crucial value, bearing in mind the perspective of a VI better world with higher quality for all in general and particularly for the interposers in the educational process. However, we are aware that there is still a lot to do and that this modest investigation will leave the motivation for new works, new continuous investigations and reflections – actions. L’éducation tout comme la réflexion sur ce thème est une prémisse absolument prioritaire qui pourra déterminer le monde futur que nous voulons construire. Cette réflexion implique la nécessité de repenser ce que l’on enseigne et comment on enseigne, tout en tenant compte de la singularité de chaque élève dans le processus d’enseignement/apprentissage, en ayant également pour toile de fond l’importance d’apprendre à lire et à écrire dans une optique de « lire et écrire pour apprendre ». Ainsi dans la première partie de ce travail, nous approfondirons et réfléchirons sur l’inévitabilité de la communication entre les individus et l’importance de la lecture et de l’écriture pour vivre dans la société contemporaine, en nous basant sur les concepts et théories nous paraissant les plus appropriées. Si chaque individu est un être singulier et unique, alors l’apprentissage ne peut s’effectuer de la même forme pour tous les sujets/ élèves. D’un autre côté, nous avons parfois rencontré des difficultés dans le processus d’apprentissage de par l’existence de différentes perturbations présentes dans ce processus. Ces perturbations peuvent être dues à des raisons les plus variées, telles que déficiences, incapacités, manque d’attention, déficience intellectuelle, entre autres, considérées ici comme Nécessités Educatives Spéciales. On pourra également considérer qu’un élève présente des Difficultés d’Apprentissage lorsqu’on remarque une différence significative entre son potentiel et ses réalisations effectives, quand celles-ci ne correspondent pas à celles qu’il devrait avoir en fonction de son âge et de l’année de scolarité, malgré une absence de déficiences, un quotient d’intelligence égal ou supérieur à la moyenne et sachant que l’élève n’est pas issu de milieux socioculturels défavorables. Nous nous pencherons, encore, sur l’étude de la problématique des Difficultés d’Apprentissage, des Difficultés d’Apprentissage Spécifiques de la lecture et de l’écriture (dyslexie, dysgraphie et dysorthographie) et des Nécessités Educatives Spéciales. Dans la deuxième partie, après avoir effectué une enquête sur les perceptions/vécu des professeurs du 1Er cycle de l’Enseignement Basique de notre Agroupement, en ce qui concerne les perturbations de l’apprentissage et plus VIII concrètement les Difficultés d’Apprentissage, nous présenterons les résultats, leur traitement respectif et leurs discussions. Après avoir analysé les réponses de l’enquête effectuée sur la base d’un questionnaire, nous y réfléchirons, tissant de certaines considérations finales. L’importance de repenser les concepts fondamentaux de l’Education d’aujourd’hui est d’une valeur cruciale, de même les réponses à apporter, ayant en vue la perspective d’un monde meilleur et d’une meilleure qualité pour tous en général et pour les intervenants du processus éducatif en particulier. Toutefois, nous sommes conscients qu’il y a encore beaucoup à faire et que cette modeste investigation nous laisse l’aspiration pour la réalisation de nouveaux travaux, de nouvelles investigations et réflexions actions continuées.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia da Educação e Intervenção Comunitária.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1394
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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