Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1381
Título: Importância que os alunos do 4º ano do curso de licenciatura em enfermagem atribuem à humanização e ao respeito pela privacidade na prestação de cuidados
Autor: Veríssimo, Marco Diogo de Araújo
Orientador: Rigaud, Maria José
Data de Defesa: 2009
Editora: [s.n.]
Resumo: O presente trabalho insere-se no âmbito do plano curricular do 4º ano da Licenciatura de Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa, e o tema abordado é “Importância que os alunos do 4º ano do CLE atribuem à humanização e ao respeito pela privacidade na prestação de cuidados”. Este estudo emerge do interesse pessoal em compreender a privacidade no âmbito dos cuida-dos de enfermagem e como os futuros Enfermeiros o reflectem. Neste sentido, surge a per-gunta de partida “Qual a importância que os alunos de Enfermagem do 4ºano atribuem ao Respeito pela Privacidade e Humanização na prestação de cuidados?” O respeito pela privacidade do doente, passa também, por humanizar ainda os cuidados, con-tribuindo assim para que todos os profissionais de saúde vejam a pessoa de uma forma holís-tica. O conceito de privacidade é algo muito singular e pessoal para cada um. È nessa singula-ridade que o enfermeiro tem um papel importante para que no cuidar, consiga estabelecer uma relação humanizada que respeite todos os valores do outro. Assim e com base na problemática em estudo, são definidos os seguintes objectivos: Identificar o grau de importância atribuída à Privacidade e à Humanização na prestação de cuidados, pelos alunos de Enfermagem do 4ºano da Universidade Fernando Pessoa; Identificar o grau de importância atribuído à Privacidade, em determinados momentos da prestação de cuidados, pelos alunos de Enfermagem do 4ºano da Universidade Fernando Pessoa; Identificar se o momento da higiene é personalizado e humanizado em contexto de ensino clínico, pelos alunos de Enfermagem do 4ºano da Universidade Fernando Pessoa; Conhecer quais as características da Privacidade e da Humanização de Cuidados, pelos alunos de Enfermagem do 4ºano da Universidade Fernando Pessoa; Conhecer se os alunos de Enfermagem do 4ºano da Universidade Fernando Pessoa em contexto de ensino clínico, reflectem sobre a importância do respeito pela privacidade na prestação de cuidados. A metodologia científica utilizada neste estudo, tem um carácter exploratório-descritivo, inse-rido numa abordagem quantitativa e transversal, a uma amostra de 50 alunos do CLE da Uni-versidade Fernando Pessoa – Porto, ao qual foi aplicado como instrumento de recolha de dados, um questionário com perguntas abertas e fechadas, no dia 13 de Fevereiro de 2009. Os resultados tentam dar resposta às questões de investigação inicialmente levantadas. Verifi-camos que na sua grande maioria, os alunos de enfermagem do CLE do 4º ano da UFP consi-deram muito importante a Privacidade e a Humanização na prestação de cuidados, estando o respeito e a individualidade no topo das características da privacidade e relação de ajuda a par da comunicação, nas características da humanização. Uma das curiosidades é o facto de 76 % dos alunos não assinalaram o item “Respeito pela Pessoa” dentro dos cuidados humanizados. Os alunos de enfermagem assumem reflectir diariamente sobre os cuidados que prestam, ten-do em conta a sua actuação perante o doente, mas de qualquer modo, verifica-se que existe uma baixa percentagem (34%) a referir que efectua uma reflexão durante a prestação de cui-dados. The present work is part of the curriculum of the 4th year of the Degree in Nursing at Fernan-do Pessoa University, and its main subject is “The importance attributed by 4th year CLE stu-dents to the humanization of care and the respect for privacy in healthcare practices”. This study results from a personal interest in understanding privacy in the context of nursing care and the way future Nurses view this issue. Therefore, the opening question is “How im-portant is Respect for patients’ Privacy and Humanization of healthcare for 4th year students?” The respect for the patient’s privacy also implies humanizing healthcare services, which will lead health professionals to view the person in a holistic way. The concept of privacy is some-thing very unique and very personal. Nurses therefore play an important role as, when provid-ing care, they can establish a humanized relationship with the patient, one that reveals respect for the values of the other. Thus, considering the problem under analysis, the current study aims to: Identify the importance attributed to Privacy and Humanization in healthcare services, by Nursing students of the 4th of Fernando Pessoa University; Identify the importance given to Privacy, at given moments of healthcare, by 4th year nursing students, of Fernando Pessoa University. Verify whether the moment of the hygiene is personalized and humanized in the context of clinical education, by 4th year students of Fernando Pessoa University; Learn the characteristics of Privacy and Humanization of care, in the case of 4th year nursing students of Fernando Pessoa University Learn whether 4th year nursing students of Fernando Pessoa University reflect upon the importance of respect for the patent’s privacy in the provision of care, in context of clini-cal education. The present study used an observational exploratory-descriptive method, as part of a quantita-tive and transversal approach, involving a sample of 50 CLE students of Fernando Pessoa University - Oporto, to which a questionnaire with open and closed questions was applied, as an instrument of data collection, on 13 February 2009. The results attempt to answer the research questions initially raised. We verify that most CLE 4th year nursing students regard Privacy and Humanization in the provision of care as very important. Respect and the individuality are considered as the major characteristics of privacy and relation of aid along with communication, in the characteristics of humanization. One of the outstanding facts is that 76% of the students had not designated the item “Respect for the Person” within the humanization of care. The nursing students claim that they reflect daily upon the care they provide, taking into ac-count the way they act before the patient. Nonetheless, we could state that there is a low per-centage (34%) mentioning that they reflect upon this matter while actually providing health-care services.
Descrição: Projecto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Enfermagem
URI: http://hdl.handle.net/10284/1381
Aparece nas colecções:ESS (DCETS) - Outros Trabalhos Académicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Anexo carta_direitos.pdf150,68 kBAdobe PDFVer/Abrir
Mono_MarcoVerissimo.pdf592,57 kBAdobe PDFVer/Abrir
Cronograma.pdf12,89 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.