Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1348
Título: O meio digital e a produção midiática
Autor: Shum, Lawrence
Data: 2009
Editora: Edições Universidade Fernando Pessoa
Citação: Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 3 (2009) 131-140.
Relatório da Série N.º: Cibertextualidades
3
Resumo: Que impactos a digitalização provoca nas formas de produção e consumo de produtos midiáticos? O artigo apresenta algumas possíveis respostas e aponta caminhos para a reflexão. O ponto de partida é um olhar para o meio digital a partir da fenomenologia peirceana. Em seguida, é traçado um paralelo entre as características e diferenças entre os meios analógico e digital e suas implicações nas maneiras como a informação pode ser armazenada, transmitida e editada. A hibridização das tecnologias e a convergência das mídias fazem com que as noções de multifuncionalidade e de otimização da eficiência perpassam não apenas o mundo do trabalho, mas também do entretenimento e das relações sociais. A emergência da cultura digital e seus desdobramentos parecem sugerir um vínculo entre teoria e prática, de modo que o processo de criação nos meios digitais seja resultado do diálogo entre o saber fazer e a análise crítica. What impact does digitization have on the production forms and consumption of mediatic products? This article shows a few possible answers and offers some food for thought. The starting point is to look at digital media from the point of view of Peircean phenomenology. In turn, the common aspects between the characteristics and differences in analogical and digital media and its implications on the ways that the information can be stored, transmitted and edited must be drawn up. The hybridization of technologies and the convergence of medias push the notions of multitasking and efficiency optimization beyond not only the universe of work but also that of entertainment and social relations. The emergence of the digital culture and its developments seem to suggest a link between theory and practice and, as such, the creation process in the digital media becomes the result of the dialogue between the act of knowing how to do something and the critical analysis.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1348
ISSN: 1646-4435
Aparece nas colecções:Cibertextualidades - Nº 03

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
cibertxt_3_p131-140_shum.pdf168,5 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.