Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1254
Título: Formar para inovar
Outros títulos: um estudo de caso com pequenas e médias empresas (PME) do norte do país
Autor: Vinha, Elisabete Santos da
Orientador: Santos, Nelson Lima
Data de Defesa: 2009
Editora: [s.n.]
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso, realizado no âmbito da avaliação de resultados e do impacto de um projecto de formação-acção (Projecto COPI), fundado numa relação de cooperação entre uma Associação Empresarial, uma Entidade de Consultoria e uma Instituição de Ensino Superior. Teve como objectivos desenvolver projectos específicos de inovação, que colmatassem as necessidades de um conjunto de pequenas e médias empresas (PME) do norte do país, e promover a empregabilidade dos recém-licenciados (Estagiários) participantes. Este projecto foi ancorado nos contributos organizadores e analisadores de um conjunto de construtos, de que se destacam, por exemplo, as especificidades das PME nacionais, a cadeia de valor, a inovação, a competitividade, a(s) competência(s), a andragogia, a formação-acção, a avaliação da formação e a matriz SWOT adaptada à avaliação da formação. Assim, para a avaliação do referido projecto, considerando as suas características e especificidades, foi construído um instrumento original, constituído por 31 itens, agrupados em três subescalas, e por um conjunto de 9 questões de resposta aberta. O questionário foi administrado a uma amostra constituída por 47 indivíduos (numa população de 49), no final de reuniões de grupo e de entrevistas. Os resultados quantitativos evidenciaram o desempenho do Estagiário como um dos principais factores de sucesso. O projecto teve, ainda, um impacto claramente positivo ao nível do desenvolvimento de novos produtos e serviços, da aquisição de novas competências e da promoção da imagem da Empresa. Globalmente, o contributo do estágio para a Empresa e para a profissionalização dos Estagiários foram os pontos fortes do projecto. Relativamente aos resultados qualitativos – organizados e analisados de acordo com a matriz SWOT adaptada à avaliação da formação (modelo por nós construído) –, mostraram que o que correu melhor foi a interacção/relacionamento interpessoal e colaboração entre os elementos da equipa. Já a definição dos papéis dos diferentes actores envolvidos e o funcionamento das equipas foram os aspectos apontados como tendo sido menos conseguidos. Como oportunidades resultantes deste projecto os participantes destacaram os contactos estabelecidos e a experiência profissional adquirida, enquanto que como obstáculos/dificuldades referiram a inexistência de condições, recursos e equipamentos na Empresa e a indisponibilidade de verbas/fundos de investimento para os projectos. Por fim, saliente-se que a taxa de empregabilidade dos recém-licenciados (Estagiários) participantes foi de 71%, 57% dos quais encontrou trabalho em empresas que não aquelas em que decorreu a formação-acção. This work presents a case study conducted in the context of an action-training project’s results and impact evaluation (Projecto COPI), founded in a cooperation relationship among an Enterprise Association, a Consultancy Entity and an Institution of Higher Education. The two main general aims were to develop a set of specific innovation projects, which respond to the needs of northern small and medium-sized enterprises (SME), and to promote the employability of the recent graduate (Trainees) project’s participants. It was supported by the organizing and analytic relevance of a set of constructs, such as, for instance, the specificities of national SME, value chain, innovation, competitiveness, competence/skills, andragogy, action-training, training evaluation and the SWOT matrix adapted to the training evaluation. For the evaluation of this project, an original instrument was designed, considering their characteristics and specificities. It includes 31 items, grouped in three subscales, and a set of 9 questions with opened answers. The questionnaire was administered to a sample of 47 participants (among a population of 49), at the end of group meetings and interviews. The results of quantitative analyses emphasized the Trainee performance as one of the main success factors. The project had, also, a clearly positive impact on the development of products and services, acquisition of new skills, and promotion of the Enterprise image. Globally, the contributions of the traineeship to the Enterprise and for the professionalization of the Trainees were the strengths of the project. Regarding the qualitative results, presented according the SWOT matrix adapted to the training evaluation (our adaptation of the SWOT model), the results have shown that the best achievement of this project was the interaction/interpersonal relationship and cooperation among the team elements. The definition of the roles of the different actors involved and the teams functioning were pointed as the less achieved aspects. As opportunities arisen from this participation, the participants emphasized the contacts established and the professional experience acquired, while as obstacles/difficulties they referred the absence of conditions, resources and equipments at the Enterprise and the unavailability of investment funds for the projects. Finally, it is important to emphasize that the employment rate of the recent graduates (Trainees) was 71%, 57% of which have found a job in enterprises that did not participate in this action-training project.
Descrição: Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, especialização em Psicologia do Trabalho e das Organizações.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1254
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

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