Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1237
Título: Publicidade durante a programação televisiva infantil
Outros títulos: impacto na saúde oral
Autor: Murad, Rita de Cássia
Orientador: Vieira, Clemência
Data de Defesa: 2009
Editora: [s.n.]
Resumo: As crianças e os adolescentes são constantemente “bombardeados” por campanhas publicitárias de produtos com elevado potencial cariogénico e erosivo, exibidas pelo maior veículo da comunicação – a televisão. O objectivo desta monografia é quantificar o tipo de anúncios publicitários durante a programação infantil, salientando os anúncios relativos a alimentos possivelmente cariogénivos e/ou erosivos. Trata-se de um estudo observacional descritivo através da gravação da grelha infantil da manhã do canal de televisão SIC (27 dias). Foram contabilizados o número e duração (segundos) de anúncios, assim como a data, o período (Natal, Neutro e Páscoa), e dia de semana (Semana ou Fim-de-semana). Das 108h26m18s de programação televisiva infantil analisadas, 14,4% são relativas a publicidade. Os anúncios a produtos de higiene dentária constituem 1,2% do total (68,5% colutórios, 8% pastas dentárias e 23,4% escovas dentárias); A Páscoa (66,5%) e o Fim-de-semana (59,1%) apresentam maior tempo de anúncios de higiene dentária; A publicidade de produtos alimentares (13,4% do total) é mais prevalente no período Neutro (52,6%), constituindo 82,7% dos anúncios de Fim-de-Semana; O anúncio da subcategoria alimentar mais publicitado é a iogurtes (24,9%) e a menos é a de sugos/gomas/rebuçados (0,4%); O conteúdo alimentar mais publicitado é “Com açúcar adicionado” (73,3%), com iogurtes a constituir a subcategoria mais anunciada (33,5%); Com conteúdo “Açúcar adicionado/Teor ácido” tem-se 7,1% sendo 69,6% destes sumos; 86,3% dos anúncios alimentares correspondem a produtos com potencial cariogénico e/ou erosivo. Dada a origem multifactorial da cárie dentária e da erosão dentária este estudo não pretendia provar que a publicidade tem um efeito directo na saúde oral. Contudo, é patente que a publicidade influencia/potencia as preferências das crianças. Mais do que controlar a exposição a este tipo de publicidade, é necessário alterar padrões de conduta relacionados com higiene oral, sendo que o papel do médico, do dentista e dos responsáveis pela criança é fundamental nesta abordagem. Children´s/Adolescents are constantly under barrage by publicity campaigns of high potential cariogenic and erosive products shown by the biggest communication vehicle – the television. The objective of this work is to report the volume and type of advertising during children´s broadcast mornings at “SIC” television channel (27 days). The number and duration (seconds) of commercials was counted, as well as the date, period (Christmas, Neutral and Easter) and the day of the week (weekday or weekend). Of the 108h26m18 analyzed children´s television broadcast 14.4% corresponded to publicity. The oral hygiene commercials comprise 1.2% from the total (68,5% elixir, 8% tooth pastes and 23.4% tooth brushes); The Easter (66.5%) and the Weekend (59.1%) periods present the higher time of oral hygiene commercials; the food product´s advertisements (13,4% of total) are prevalent at Neutral period (52.6%), constituting 82.7% of Weekends commercials; the food subcategory´s commercial most advertised was the yogurt (24.9%) and the less was sugos/candys/sweetmeat (0.4%); the food content most publicized was “With added sugar” (73.3%), with yogurt being the most publicized subcategory (33.5%); the content “With added sugar/acid content” correspond to 7.1% of which 69.6% juice; 86.3% of food commercials correspond to potentially cariogenic and/or erosive food. Due to the multifactorial nature of dental caries and erosion this study did not intended to prove that publicity has a direct effect on oral health. Nevertheless, it is clear that publicity influences/ potency children´s preferences. More than control the exposure to this kind of publicity, it is be necessary to change behavior patterns related to oral hygiene, being the role of the doctor, the dentist and the children´s responsible fundamental in this approach.
Descrição: Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Medicina Dentária
URI: http://hdl.handle.net/10284/1237
Aparece nas colecções:FCS (DCM) - Outros Trabalhos Académicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
mono_ritamurad.pdf3,91 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.