Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1219
Título: Publicidade móvel adaptada ao utilizador
Autor: Cardoso, André Filipe Ferreira
Orientador: Ribeiro, Nuno Magalhães
Data de Defesa: 2008
Editora: [s.n.]
Resumo: Esta dissertação desenvolve um caso de estudo sobre a publicidade móvel adaptada ao utilizador. O trabalho desenvolvido consiste em duas aplicações: uma aplicação Web e uma aplicação móvel para Pocket PC. Este caso de estudo explora algumas das possíveis utilizações de tecnologias de computação móvel no sector da publicidade, nomeadamente na divulgação de anúncios, permitindo que empresas, ou outros anunciantes, consigam difundir a respectiva publicidade a um baixo custo e orientada ao público-alvo correcto. A dissertação inicia-se com uma apresentação detalhada sobre as tecnologias e ferramentas subjacentes ao desenvolvimento e criação das aplicações, indicando as motivações que sustentaram a respectiva escolha. Posteriormente, faz-se uma descrição pormenorizada do desenvolvimento das aplicações móveis, indicando os passos mais importantes, sem descurar uma fase inicial da análise de requisitos para as aplicações. Assim, faz-se uma descrição do problema, bem como do método de engenharia de software aplicado para o desenvolvimento das aplicações. Para além disso determina-se igualmente a abordagem seguida para o desenvolvimento do mecanismo de sincronização de bases de dados entre as duas aplicações. A seguir, descreve-se pormenorizadamente o conjunto de passos seguidos para a construção e desenvolvimento das aplicações com o objectivo de assegurar, e posteriormente avaliar por meio de uma experiência, que, tanto a aplicação Web como a aplicação móvel, permitem satisfazer as necessidades identificadas, tendo-se igualmente avaliado a interacção com o utilizador em termos de facilidade de uso e funcionalidades proporcionadas, usando para isso um questionário composto por 13 perguntas fechadas e 3 perguntas abertas, bem como um desafio que serviu para avaliar a eficiência e eficácia do conjunto de aplicações. Por fim, concluiu-se que as aplicações desenvolvidas vieram contribuir de um modo positivo para uma gestão centralizada da distribuição de publicidade e de anúncios, sendo a mobilidade proporcionada um trunfo importante. Além disso, a interface desenvolvida foi igualmente bem aceite por parte dos participantes na avaliação das aplicações. Globalmente, as aplicações tiveram uma grande aceitação por parte dos participantes no estudo realizado, constituindo uma solução tecnológica com potencialidades para trazer alguma inovação sector, já que permite adaptar a publicidade aos perfis de utilizador. This dissertation is about a case study that involves user adaptive mobile publicity. The work herein consists of two applications: one Web application and another application that targets the Pocket PC platform. This case study explore some of the possible utilizations of mobile technologies in the area of announcements and publicity, allowing companies or advertisers to create and post publicity at lower costs and post it to the correct target audience. Initially, it presents the technologies and tools behind the creation and development of the applications, indicating the reasons that support the choice of programming technologies. Later on, a detailed description is carried out, indicating the more important steps followed through a system analysis of the applications. It is also presented a description of the software engineering model used during the development of the applications. Furthermore, it is also described the approach followed in the development of the database synchronization and replication mechanism between the applications Next, it is described in detail, the steps taken for the development of the applications with the aim of ensuring that both applications meet the needs identified. In order to evaluate the functionality and the ease of use, an experience was carried out, using a questionnaire composed of thirteen close questions and three open questions, as well a challenge that evaluates the efficiency and effectiveness of the applications. In the end, it is concluded that the developed applications bring a positive contribution to a centralized management and distribution of advertisements and announcements. The mobility characteristic was regarded as an important factor and the interface was well accepted in the context of both applications. Finally, the applications were well accepted by all the participants in the study, proving that it has the potential to bring some innovation to advertising, as this solution allows to adapt advertisements based on user’s profiles.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Informática.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1219
Aparece nas colecções:FCT (DCEA) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_AndreCardoso.pdf3,44 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.