Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1216
Título: Correlatos de bem-estar espiritual de indivíduos em reabilitação cardíaca pós-enfarte agudo do miocárdio
Autor: Monteiro, Marlene da Rocha
Orientador: Rolim , Luísa
Data de Defesa: 2009
Editora: [s.n.]
Resumo: O enfarte agudo do miocárdio (EAM) é considerado uma das doenças que ameaça o sentido de integridade da pessoa, exigindo diversas mudanças no estilo de vida. Segundo a literatura, é nestas situações de crise que a pessoa recorre, com maior frequência, a um conjunto de estratégias, designados de mecanismos de coping, que lhe permitam diminuir a sensação stressante/ansiógena, sendo eficaz na promoção de um ajustamento adequado a esse tipo de situações (p.e., doença crónica), conduzindo a estados psicológicos positivos. A espiritualidade/bem-estar espiritual tem sido alvo, nas últimas décadas, de diversas investigações, sobretudo relacionadas com os processos de saúde-doença. Constituindo-se como um estado psicológico positivo, vários autores mencionam a importância deste construto na reconstrução das expectativas de vida positiva mesmo perante a adversidade. Desta forma, o presente trabalho pretendeu analisar o bem-estar espiritual de indivíduos em reabilitação cardíaca pós-EAM e identificar correlatos de bem-estar espiritual desses indivíduos. Para a concretização destes objectivos, procedeu-se à administração do protocolo de avaliação constituído por um Questionário Sócio-Demográfico, pelo Brief COPE e pelo Spiritual Well-Being Questionnaire, a 32 sujeitos, sendo 25 (78,1%) do sexo masculino, com idades compreendidas entre 44 e 72 anos de idade (M=60,4 anos; DP=8,2). Os resultados permitiram perceber que existe uma relação positiva e estatisticamente significativa entre o bem-estar espiritual e diversas estratégias de coping, nomeadamente, o coping activo, o planear, a religião, a reinterpretação positiva e a auto-distracção. Evidenciaram, ainda, diferenças estatisticamente significativas relativamente ao bem-estar espiritual entre as pessoas que possuem e as que não possuem uma crença e entre as que praticaram a religião que professavam menos de 50 vezes e as que a praticaram mais de 51 vezes, no último ano. Quanto às restantes variáveis estudadas (sexo, idade, estado civil, nível de escolaridade, duração do processo de reabilitação cardíaca e prática de uma religião), não foram encontradas relações estatisticamente significativas. Pretendeu-se com este estudo contribuir para a compreensão dos correlatos de bem-estar espiritual na reabilitação cardíaca pós-EAM, alertando para a importância da conjugação de conhecimentos dos profissionais que trabalham com pessoas que sofreram um EAM. The acute myocardial infarction (EAM) is considered a disease that threatens the sense of integrity of the person, requiring several changes in lifestyle. According to the literature, it’s in this crisis’ situations that the person appeals, more frequently, to a set of strategies, designated mechanisms of coping, enabling him or her to reduce the stressful/anxiogenic feeling, thus being effective in promoting an appropriate adjustment to these kinds of situations (e.g., chronic disease), leading to positive psychological states. The spirituality/spiritual well-being has been a target, in the last few decades, of several investigations, mainly related to the processes of health and disease. Constituting itself as a positive psychological state, several authors mention the importance of this construct in the reconstruction of the positive expectations of life even towards adversity. Thus, this study sought to examine the spiritual well-being of individuals in cardiac rehabilitation post-EAM and identify correlates of spiritual well-being of these individuals. To accomplish these objectives, we’ve proceeded to the administration of the assessment protocol consisting of a Socio-Demographic Questionnaire, the Brief COPE and the Spiritual Well-Being Questionnaire, to 32 subjects, 25 (78,1%) males, aged between 44 and 72 years (M=60,4 years, SD=8,2). The results led to realize that there is a positive and statistically significant relationship between the spiritual well-being and several coping strategies, namely, the active coping, planning, religion, positive reinterpretation and self-distraction. These results showed, moreover, statistically significant differences for the spiritual well-being among people who have and those that do not have a belief and between those who professed the religion practiced less than 50 times and those who have practiced more than 51 times in the last year. For the remaining studied variables (gender, age, marital status, education level, duration of the process of cardiac rehabilitation and practice of a religion), were not found statistically significant relationships. This study intended to contribute to understand the correlates of spiritual well-being in cardiac rehabilitation post-EAM, alerting to the importance of the combination of professionals knowledge working with people who have suffered an EAM. El infarto agudo de miocardio (EAM) es considerado una enfermedad que amenaza el sentido de la integridad de la persona, exigiendo varios cambios en el estilo de vida. Según la literatura, es en estas situaciones de crisis que la persona recorre, más frecuentemente, a un conjunto de estrategias, denominado procesos de coping, que le permiten disminuir la sensación de estrés/anxiogenic, y es eficaz en la promoción de un ajuste adecuado a estas sensaciones (p.e., enfermedades crónicas), conduciendo a estados psicológicos positivos. La espiritualidad/bienestar espiritual ha sido la meta, en las últimas décadas, de diversas investigaciones, principalmente relacionadas con los procesos de la salud y la enfermedad. Constituyéndose como un estado psicológico positivo, algunos autores mencionan la importancia de construir en la reconstrucción de las expectativas positivas de la vida mismo para la adversidad. De esta forma, el presente trabajo pretendió examinar el bienestar espiritual de las personas en rehabilitación cardiaca después de lo EAM y determinar correlatos de bienestar espiritual de estas personas. Para cumplir estos objetivos, se produjo a la administración del protocolo de evaluación que consiste en un Cuestionario Socio-Demográfico, el Brief COPE y el Spiritual Well-Being Questionnaire, a 32 sujetos, siendo 25 (78,1%) del sexo masculino, con edades comprendidas entre los 44 y 72 años de edad (M=60,4 años; SD=8,2). Los resultados permitirán percibir que existe una relación positiva y estadísticamente significativa entre el bienestar espiritual y diversas estrategias de coping, en particular, el coping activo, el planear, la religión, la reinterpretación positiva y la auto distracción. Evidenciaran, además, diferencias estadísticamente significativas relativamente a el bien estar espiritual entre las personas que tienen y las que no tienen una creencia y entre las practicaran la religión que profesaban menos de 50 veces y las que la practicaran más de 51 veces en lo último año. Para las demás variables estudiadas (sexo, edad, estado civil, nivel de escolaridad, duración del proceso de rehabilitación cardiaca y práctica de una religión) no fueran encontradas relaciones estadísticamente significativas. Este estudio pretendió entender los correlatos de bienestar espiritual en la rehabilitación cardiaca después de lo EAM, alertando para la importancia de la combinación de conocimientos de los profesionales que trabajan con personas que han sufrido un EAM.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1216
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DM_MarleneMonteiro.pdf656,29 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.