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Título: Papel do Enfermeiro na emergência pré-hospitalar – Conhecimentos dos alunos do 4.º ano de Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa
Autor: Rio, Ana Rita Gonçalves do
Orientador: Monteiro, Amélia José
Data de Defesa: 2009
Resumo: As Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) têm desempenhado um papel relevante na prestação de cuidados de saúde à população. É um serviço importante prestado à comunidade, e muitas vidas têm sido salvas graças à sua intervenção, pronta e atempada, em situações de emergência. O papel do Enfermeiro nesta viatura nem sempre é bem compreendido, surgindo dúvidas quanto à qualificação e intervenção profissionais. Considera-se desta forma importante confrontar os conhecimentos dos alunos de enfermagem do 4.º ano acerca desta questão, tentando perceber qual é o conhecimento que estes alunos possuem acerca do papel do Enfermeiro na emergência pré-hospitalar. O título do presente estudo é “Papel do Enfermeiro na emergência pré-hospitalar – Conhecimentos dos alunos do 4.º ano de Licenciatura em Enfermagem da Universidade Fernando Pessoa (UFP) ”. A pergunta de partida é “Quais os conhecimento dos alunos do 4.º ano de Licenciatura em Enfermagem da UFP sobre o papel do Enfermeiro na emergência pré-hospitalar?”. Como objectivos do estudo, ambiciona-se identificar os conhecimento dos alunos do 4.º ano de Licenciatura em Enfermagem da UFP acerca do papel do Enfermeiro na emergência pré-hospitalar, verificar quais as fontes de informação através das quais os alunos do 4.º ano de Licenciatura de Enfermagem da UFP obtiveram conhecimentos acerca do papel do Enfermeiro na emergência pré-hospitalar, e saber qual a opinião dos alunos do 4.º ano de Licenciatura de Enfermagem da UFP acerca do papel que atribuem ao Enfermeiro na emergência pré-hospitalar. A componente teórica deste trabalho é o resultado de uma pesquisa bibliográfica vasta e que se encontra num texto, em que se pretende dar ao leitor todos os conceitos e ideias que se consideraram fundamentais para a compreensão da problemática do estudo em questão. Para a realização do estudo, foi escolhida uma amostra de 45 alunos do 4.º ano de Licenciatura em Enfermagem da UFP. Para dar resposta à questão de investigação e aos objectivos definidos, foi desenvolvido um estudo descritivo simples, sendo utilizado o método quantitativo e transversal na análise dos dados. Foi aplicado um questionário como instrumento de colheita de dados, no período entre 20 e 24 de Abril. Os resultados obtidos permitiram concluir que os alunos possuem alguns conhecimentos acerca do papel do Enfermeiro na emergência pré-hospitalar, que as principais fontes de informação onde adquiriram conhecimentos acerca do papel do Enfermeiro na emergência pré-hospitalar foram os livros (34%) e as aulas da unidade curricular de Enfermagem de Urgência e Emergência (22%), em relação à opinião dos alunos acerca do papel que atribuem ao Enfermeiro na emergência pré-hospitalar, 40% dos alunos consideram-no como secundário e 36% como principal. O presente Projecto de Graduação contribuiu para a evolução do conhecimento da autora em Enfermagem, permitindo-lhe também aumentar a sua capacidade de reflexão crítica. O conhecimento dos métodos e das técnicas de investigação adquiridos com o presente trabalho irão permitir a realização futura de outros trabalhos neste âmbito.
Descrição: Projecto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciada em Enfermagem
URI: http://hdl.handle.net/10284/1195
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