Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1120
Título: Estudo de hábitos de higiene oral em crianças da Escola do 1º ciclo com Jardim de Infância de Sousel
Autor: Marques, Sara Redondeiro
Orientador: Faria, Sandra
Data de Defesa: 2009
Editora: [s.n.]
Resumo: Os princípios da promoção da saúde devem constituir uma referência a nível da higiene oral passando pela aquisição de comportamentos individuais. Assim, é na infância que se deve iniciar a prevenção e a aquisição de conhecimentos de forma a tornarem as crianças mais pró-activas, responsabilizando-as também da necessidade de uma higiene eficaz para manter a sua saúde oral, como parte integrante de um todo inerente ao seu processo de crescimento e desenvolvimento. Os objectivos deste estudo são: 1) Identificar e realizar um levantamento dos hábitos de higiene oral das crianças; 2) Promover, motivar e sensibilizar as crianças acerca da higiene oral; 3) Verificar se as actividades lúdicas têm efeito positivo na instrução/motivação; 4) Verificar se a higiene oral (medida através do índice de higiene oral Greene & Vermillion Simplificado) melhora após a aquisição de conhecimentos. Realizou-se a pesquisa bibliográfica no motor de busca da pubmed com as seguintes palavras-chave: “oral hygiene”, “oral health promotion”, “Greene & Vermillion index”, bem como uma consulta de livros relacionados com o tema. Foram seleccionados 50 artigos científicos, tendo como limite temporal os últimos 10 anos. A amostra em estudo foi constituída por 83 crianças com idades compreendidas entre os 5 e 12 anos. Este estudo foi realizado em duas fases, a primeira em que se realizou um inquérito e se efectuaram duas medições de IGV, a inicial permitiu avaliar os hábitos de higiene oral das crianças e a segunda avaliar a eficácia da escovagem imediatamente após ter sido realizadas as instruções; na segunda fase, 90 dias depois, apenas se efectuou uma medição que permitiu determinar se houve ou não alteração dos hábitos de higiene oral, a eficácia da escovagem passados 3 meses do ensinamento e permitiu verificar qual a influência de actividades lúdicas no grupo. Os resultados indicam que se verificou a existência de melhorias significativas no índice de placa bacteriana após a sensibilização. Ao fim de 90 dias, reavaliaram-se estas crianças e observou-se que o IGV aumentou relativamente à segunda medição, mas foi significativamente inferior ao medido inicialmente. As actividades lúdicas parecem indicar um reforço da interiorização do conhecimento, reflectindo-se num IGV mais baixo, mas constatou-se que o IGV neste grupo não é significativamente mais baixo que no grupo que não teve reforço positivo da aquisição de conhecimento com as actividades lúdicas. Enfatiza-se assim, a importância da promoção da saúde oral, de educar as crianças sobre estilos de vida saudáveis, permitindo o desenvolvimento de aptidões e hábitos correctos de higiene oral, uma vez que se verificam melhorias essenciais na qualidade de vida e bem-estar das crianças. The principles health promotion must constitute a reference in terms of oral hygiene passing by the acquisition of individual behaviours. So, it is on the childhood that it is necessary to initiate the prevention and the acquisition of knowledges in order to make children more pro-active, holding them responsible also of the necessity of an efficient hygiene to maintain their oral health, like integrant part of a completely inherent process of growth and development. The objectives of this study are: 1) To identify and to carry out a lifting of oral hygiene habits of the children; 2) To promote, to cause and to move the children about the oral hygiene; 3) To check if the playful activities have positive effect in the education/motivation; 4) To check if the oral hygiene (measured through the rate of oral hygiene Greene and Vermillion Simplified) improves after the acquisition of knowledges. The bibliographical search was reviewed on the search engine “pubmed” with the next key words: “oral hygiene”, “oral health promotion”, “Greene and Vermillion index”, as well as a consultation of books connected with the subject. 50 scientific articles were selected, having the search been limited on the last 10 years. The sample in study was composed by 83 children with ages understood between 5 and 12 years. This study was carried out in two phases, the first one where an inquiry and two measurements of IGV took place, the first one allowed to achieve the initial value of oral hygiene habits of children and the second one to value the efficiency of the teethbrushing immediately after the education been carried out; in the second phase, 90 days later, it was made a measurement which allowed to determine if there was, or not, alteration of oral hygiene habits, the efficiency of the teethwashing after 3 months of the teaching and the influence of playful activities within the group. The results showed the existence of significant improvements in the rate of bacterial plate after the sensibilization. In the end of 90 days, it was done a new evaluation on these children and it was noticed that the IGV increased relatively to the second measurement, but it was significantly inferior to the measured done initially. It seems that the playful activities are a reinforcement acquiring knowledges, reflecting on a lower IGV, however, it was noticed that the IGV in this group is not significantly lower than in the group that had not positive reinforcement of the acquisition of knowledge with the playful activities. So, it was checked the importance of promotion of oral health, of educating the children on healthy ways of life, allowing the development of aptitudes and correct habits of oral hygiene, as soon as essential improvements happen in the capacity of life and well-being of the children.
Descrição: Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa para obtenção do grau de Licenciada em Medicina Dentária
URI: http://hdl.handle.net/10284/1120
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