Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1090
Título: Atitudes sexuais e auto-eficácia de estudantes do 1º ano do ensino superior e seus correlatos
Autor: Silva, Maria Marilene Carvalho da
Orientador: Meneses, Rute
Data de Defesa: 2008
Editora: [s.n.]
Resumo: A sexualidade é um pilar fundamental na vida do ser humano. Com a alteração dos costumes, valores e atitudes culturalmente aceites, os comportamentos sexuais de risco tem vindo a aumentar, originando consequências devastadoras um pouco por todo o mundo, sendo os mais jovens um grupo de maior risco pela necessidade de exploração, pelo positivismo e imaturidade que frequentemente lhes está inerente. O presente estudo teve como principais objectivos: identificar as atitudes sexuais dos estudantes do primeiro ano do ensino superior e analisar a sua relação com variáveis como o sexo, a idade, a iniciação sexual, a opção e prática religiosa; identificar o nível de auto-eficácia geral dos estudantes e a sua correlação com as atitudes sexuais e com variáveis como o sexo, a idade, a iniciação sexual e a opção e prática religiosa. Os participantes foram 223 estudantes da Escola Superior de Saúde do Instituto Piaget de Vila Nova de Gaia, 76,7% do sexo feminino e 23,3% do sexo masculino, tendo 91,9% entre 18 e 24 anos. Este estudo é um estudo observacional, descritivo-transversal tendo como método o quantitativo. Os instrumentos utilizados foram: um questionário sócio-demográfico elaborado para o efeito; a Escala de Atitudes Sexuais, de Alferes (1999) e a Escala de Auto-Eficácia Geral de Pais Ribeiro (1995). Os resultados obtidos revelam que os jovens do sexo masculino demonstram atitudes sexuais de maior permissividade, instrumentalidade e impessoalidade, enquanto as raparigas demonstram atitudes de maior responsabilidade. A idade não revelou influenciar significativamente as atitudes sexuais dos participantes. Em relação à iniciação sexual os dados evidenciaram que 71,3% dos jovens já iniciou a sua actividade sexual, no entanto este facto não parece ter grande influência sobre as atitudes sexuais, excepto em relação às atitudes de comunhão envolvimento e partilha, mais presentes nos jovens com experiência sexual. A opção e prática religiosa revelaram-se fortes preditores das atitudes sexuais, revelando que os estudantes sem religião e não praticantes manifestam atitudes mais utilitárias em relação ao sexo. Os níveis de auto-eficácia obtidos foram elevados, não se tendo obtido dados que permitam afirmar a influência da mesma, nas atitudes sexuais. Os rapazes revelaram maior auto-eficácia geral, no entanto a diferença não é estatisticamente significativa. A idade, a iniciação sexual e a prática religiosa prática religiosa não se correlacionaram de forma estatisticamente significativa sobre a auto-eficácia. Já a religião revelou-se determinante na auto-eficácia dos estudantes, principalmente na eficácia perante a adversidade. Outros dados obtidos revelam uma baixa percentagem de frequência de consultas de planeamento familiar e sessões de educação para a saúde, demonstrando os dados que os jovens elegem a Internet como preferência para busca de informação e os amigos para dialogarem sobre sexo. Sexuality is a fundamental pillar in the life of human beings. Actually, the customs, values and attitudes culturally accepted are different and the sexual behaviour of risk has increased, caused a bit devastating consequences throughout the world, specially in youngers because they are more curious. This study was designed primarily to identify the sexual attitudes of students of the first year of college students and analyze its relationship with variables such as sex, age, sexual initiation, option and religious practice; identify the level of self-efficacy of the first year of college students and its correlation with sexual attitudes and with variables such as sex, age, sexual initiation, religion and religious practice . The participants were 223 students from the ESSIPVNG, 76.7% females and 23% males, 91.9% whit ages between 18 and 24 years. All were informed about the objectives of the study and participated voluntarily. This is a observational, descriptive cross-taking study, whit the quantitative method. The instruments used were: a socio-demographic questionnaire developed for this purpose, the scale of Sexual Attitudes, of Alferes (1999) and Scale of Self- Efficacy of Ribeiro (1995). The results shows attitudes more liberal and permissive in boys, while the girls are showing more responsible. The age did not show significantly influence on the sexual attitudes of the participants. In this group, 71.6% have already started their sexual activity, although it does not appear to have great influence on the sexual attitudes, except for the attitudes of sharing, more present in young people with sexual experience. The option and religious practice have proven to be strong predictors of sexual attitudes, showing that students without religion and no practicing religion reveal attitudes more utilitarian in relationship to sex. The levels of self-efficacy were high, bur do not appear to influence the sexual attitudes. The boys have shown greater self-efficacy, but the difference is not statistically significant. The age, sexual initiation and religious practice were not statistically significant variables influence on the self-efficacy. However the religion has proved decisive in self-efficacy of students, mainly in effectiveness to the adversity. Regarding the frequency of consultations for planning family and education to health, the percentages are small for both. The results show that young people choose the Internet to search for information about sexuality and friends to discuss about sex. La sexualité est fondamental dans la vie des êtres humains. Avec la modification des coutumes, des valeurs et des attitudes culturellement acceptée, le comportement sexuel de risque a augmenté. Des conséquences sons dévastatrices un peu partout dans le monde. Les jeunes par la curiosité et l'audace sont plus à risque. Cette étude vise: identifier les attitudes sexuelles des étudiants la première année de l'enseignement supérieur et d'analyser ses relations avec le sexe, l'âge, l'initiation sexuelle, l'option et la pratique religieuse; identifier le niveau d'auto-efficacité des étudiants et la corrélation avec les attitudes sexuelles et avec les variables comme le sexe, l'âge, l'initiation sexuelle, l'option et la pratique religieuse. Les participants étaient 223 étudiants de la ESSIPVNG, une majorité de 76,7% de femmes et 23% des hommes et 91,9% entre 18 et 24 ans. Tous ont été informés des objectifs de l'étude et a participé volontairement. Cette étude a été d'observation, descriptive transversale, et le méthode quantitative. Les instruments utilisés étaient: une socio-démographique questionnaire élaboré à cet effet, l'échelle des attitudes sexuelles, adapté pour la population portugaise par Alferes (1999) et l'échelle l'auto-efficacité de Ribeiro (1995). Les résultats montrent que les jeunes hommes montrent les attitudes sexuelles d'une plus grande permissivité, et les filles font preuve plus responsable. L'âge n'a pas une influence significative sur l'attitude sexuelle des participants. En ce qui concerne l'initiation sexuelle les resultáts a montré que 71,6% des jeunes ont déjà commencé leur activité sexuelle, mais il ne semble pas avoir une grande influence sur le comportement sexuel des attitudes en général, sauf pour les attitudes de partage et d'afféction, plus présente chez les jeunes avec de l'expérience sexuelle. L'option et la pratique religieuse se sont révélées fort prédicteurs de comportements sexuels, en montrant que les étudiants sans religion et que de na pas pratiquer on des attitudes sexuelles plus libérales. Les niveaux d'auto-efficacité ont été élevés, ne pas avoir obtenu des données d'affirmer l'influence de la même dans les attitudes sexuelles. Les garçons ont montré une plus grande auto-efficacité général, mais la différence n'est pas statistiquement significative. L'âge de l'initiation sexuelle et la pratique religieuse n'étaient pas statistiquement significatives variables influence sur l'auto-efficacité. La religion s'est révélée décisive dans l'auto-efficacité des élèves, principalement dans l'efficacité de l'adversité. En ce qui concerne la fréquence des consultations et des séances de planification de l'éducation familiale à la santé, les pourcentages sont faibles pour les deux. Les données révèlent que les jeunes choisissent préféré la Internet comme pour rechercher des informations et des amis par discuter de sexualité.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, com especialização em Psicologia da Saúde e Intervenção Comunitária.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1090
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