Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1088
Título: As competências dos presidentes dos conselhos executivos das escolas secundárias
Outros títulos: estudo exploratório
Autor: Moreira, Liliana Maria de Sousa Correia
Orientador: Barros, Carla
Data de Defesa: 2008
Editora: [s.n.]
Resumo: Este estudo exploratório tem como contexto as escolas secundárias e como objecto o conhecimento das competências dos Presidentes dos Conselhos Executivos. Analisando o seu papel no âmbito da administração escolar, procurou-se conhecer quais as competências consideradas mais importantes para o desempenho da função de Presidente do Conselho Executivo nas Escolas Secundárias. Partindo de uma análise das perspectivas teóricas subjacentes a esta problemática, procurou-se definir o conceito de competência a utilizar, situar a investigação ao nível da administração escolar e conhecer as concepções, abordagens e estudos já existentes. Esta exploração, em conjunto com os resultados de um Questionário Exploratório realizado junto de uma pequena amostra de presidentes, forneceu as bases essenciais para a construção do Questionário aos Presidentes dos Conselhos Executivos das Escolas Secundárias a aplicar a nível nacional. Este questionário permitiu recolher dados sobre as competências consideradas mais importantes para o desempenho do cargo, e simultaneamente, caracterizar a população envolvida. A análise dos resultados permitiu definir um conjunto de características dos presidentes, no que respeita à sua região, género, idade, anos de serviço no cargo, formação de base e a posse de formação específica na área da administração e gestão escolar, contribuindo para uma maior e melhor compreensão da sua realidade. Permitiu também definir e fundamentar uma lista, ordenada por três níveis, das competências consideradas mais importantes pelos presidentes actualmente em exercício. Em conclusão, este estudo contribuiu para uma definição das competências a considerar para a selecção e eleição dos futuros Directores de Escola, assim como para a tomada de consciência e avaliação das competências consideradas essenciais para bem administrar uma escola secundária, no contexto actual. Além disso, forneceu também indicadores para a formação específica ao nível da administração e gestão escolares. Cette étude exploratoire a été faite dans le context des écoles secondaires et l'objet de sa recherche a été les Présidents des Conseils Exécutives. En analysant leur role dans le contexte de l'administration scolaire, on a cherché à connaître les compétences considérées plus importants pour la performance de la fonction du Président du Conseil Exécutif dans les Écoles Secondaires. En partant d'une analyse des perspectives théoriques sous-jacentes à cette problématique, on a cherché à définir le concept de compétence à utiliser, à placer la recherche au niveau de l'administration scolaire et à connaître les conceptions, les abordages et les études déjà existants. Cette exploration, conjointement avec les résultats d'un Questionnaire Exploratoire réalisé au sein d’un petit échantillon de présidents, a fourni les bases essentielles pour la construction du Questionnaire aux Présidents des Conseils Exécutifs des Écoles Secondaires, à s'appliquer à niveau national. Ce questionnaire a permis de rassembler des données sur les compétences considérées plus importants pour la performance de la position et simultanément caractériser la population engagée. L'analyse des résultats a permis de définir un ensemble de caractéristiques des présidents, à l'égard de sa région, type, âge, années de service dans la position, formation de base et la possession de formation spécifique dans le secteur de l'administration et de la gestion scolaire, en contribuant à une plus grande et meilleure compréhension de sa réalité. Il a permis aussi de définir et de soutenir une liste, commandée par trois niveaux, des compétences considérées les plus importants par les présidents actuellement en fonctions. En conclusion, cette étude a cherché à contribuer pour une définition des compétences à considérer pour la sélection et élection des futurs Directeurs d'École, ainsi que pour la prise de conscience et l'évaluation des compétences considérées essentiels pour bien diriger une école secondaire, dans le contexte actuel. En outre, il a fourni aussi dês indicateurs pour la formation spécifique au niveau de l'administration et gestion scolaire. This exploratory study has as context the secondary schools and as subject the knowledge of the skills of the Presidents of the Executive Council. Analyzing its role within the school administration, it was known which skills are most important for the performance of the function of President of the Executive Council on Secondary Schools. Starting with an analysis of the underlying theoretical perspectives on this issue, it was tried to define the concept of skill to use, to place the investigation at the level of the school administration and to know the concepts, approaches and studies already done. This exploration and also the results of a Exploration Questionnaire, conducted among a small sample of presidents, provided the essential foundations for the construction of the Questionnaire to the Presidents of the Councils Executive of Secondary Schools to be applied at a national level. This questionnaire allowed collecting the skills deemed most important for the performance of the post and also characterizing the people involved. The analysis of results allowed to define a set of characteristics of the presidents, with regard to its region, gender, age, years of service in the position, formation of base and the ownership of specific training in the area of school administration and management, contributing for a greater and better understanding of its reality. It also allowed to define and establishes a list, ordered by three levels of skills, considered most important by the presidents currently in exercise. In conclusion, this study contributed for a definition of the competence to be considered for the selection and election of future Directors of School, as well as increased awareness and assessment of skills considered essential to well manage a secondary school in the current context. In addition, it also provided indicators for specific training to the school administration and management.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia, com especialização em Psicologia Social e das Organizações.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1088
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