Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1079
Título: A Identidade da Imprensa em Coimbra
Outros títulos: os casos de o Diário As Beiras e Diário de Coimbra
Autor: Martins, Joana Margarida Rodrigues Lopes
Orientador: Sousa, Jorge Pedro
Data de Defesa: 2008
Editora: [s.n.]
Resumo: Este trabalho pretende contribuir para o estudo da imprensa regional em Portugal, concretamente através de um estudo de caso que aborda a cidade de Coimbra. Assim, começámos por fazer um esforço de congregação das opiniões e contributos de diversos autores para este estudo, sendo numa segunda fase analisadas algumas das teorias da comunicação social, à luz de uma perspectiva de proximidade. Para concretizarmos este estudo optámos por analisar comparativamente, e também em separado, os dois jornais diários existentes em Coimbra, tentando chegar a uma identidade que ajudasse a definir a imprensa regional naquela zona do país e pretendendo avaliar até que ponto o Diário de Coimbra e o Diário As Beiras dariam a mesma informação, ou antes marcariam pela diferença e diversidade. Utilizámos a metodologia da análise de conteúdo do discurso dos dois jornais, numa perspectiva quantitativa e qualitativa, por considerarmos que este seria o melhor método para alcançar os resultados desejados. Concluímos que os títulos marcam essencialmente pela diferença, quer nas opções editoriais, quer no conteúdo noticioso, ou mesmo na área de abrangência. Em ambos encontrámos marcas de proximidade, sinais claros de falamos de uma imprensa dirigida a comunidades mais pequenas, e pontos de enquadramento na imprensa regional. This work aims to contribute to the study of the local press in Portugal, specifically through a case study that addresses the city of Coimbra. So, we started this study by making an effort to bring together the points of views from various authors, and, in a second phase, we examined some of the theories of social communication in the proximity perspective. To achieve this objectives, we have chosen to analyze comparatively, and also separately, the two existing daily newspapers in Coimbra, trying to reach out for an identity that would help us to define the regional press in that area of the country, and seeking to understand if Diário de Coimbra and Diário As Beiras would give the same information, or, instead, would show us that they are different. We used the methodology of discourse analysis of the two newspapers, in a qualitative and quantitative standpoint, because we believe that this would be the best method to achieve the desired results. We concluded that the objects of study are essentially marked by their differences, either in editorial options, either in news content, or even in the geographic area of coverage. In both of them we found marks of proximity, clear signs that we are dealing with a press directed at smaller communities in the framework of regional press. Ce travail vise à contribuer à l'étude de la presse régionale au Portugal, par une étude de cas qui porte sur la ville de Coimbra. Donc, nous avons commencé à faire un effort pour rapprocher les vues et les contributions des différents auteurs de cette étude, et en une deuxième phase, on a examiné des théories de la communication sociale à la lumière de la perspective de proximité. Pour réaliser cette étude, nous avons choisi d'analyser comparativement, et aussi séparément, les deux journaux à Coimbra, en essayant de parvenir à une identité qui permettrait de définir la presse régionale dans ce domaine du pays, et en cherchant à évaluer dans quelle mesure Diario de Coimbra et Diário as Beiras donne les mêmes informations, ou, plutôt, serait différents. Nous on utilisé la méthode d'examiner le contenu du discours des deux journaux, dans un point de vue qualitatif et quantitatif, parce que nous croyons que ce serait la meilleure méthode pour atteindre les résultats souhaités. Nous concluons qu’ ils sont essentiellement différents, dans les options d'édition, dans le contenu, ou même dans la zone de couverture. Dans les deux on a trouvé des marques de proximité, qui sont signes évidents de qu’ on parle de la presse réalisé à petites collectivités, et les points dans le cadre de la presse régionale.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, com especialização em Jornalismo.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1079
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