Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1069
Título: O outdoor personalizado na cidade do Porto
Outros títulos: uma análise face à sua localização
Autor: Ribeiro, Fernanda Isabel de Jesus Viana do Carmo
Orientador: Mesquita, Francisco
Palavras-chave: publicidade exterior
outdoor personalizado
publicidade exterior de grande formato
impressão digital de grande formato
outdoor advertising
personalised outdoor
wide format
digital printing
publicité extérieure
panneau de publicite personnalisé
publicité de grand format
l’impression digital de grand format
Data de Defesa: 2009
Editora: [s.n.]
Resumo: Como é que o outdoor personalizado, enquanto potenciador da mensagem publicitária, de elevado grau de mutabilidade, de interacção com o meio envolvente, se relaciona com o espaço urbano? Defendemos o seguinte: o espaço urbano, oferecendo uma configuração singular, proporcionada pela relação estabelecida entre as vias e os elementos arquitectónicos, a par da presença de zonas de elevada afluência pedestre e rodoviária, enquanto canal privilegiado de mobilidade, revela locais distintos e atraentes para a inserção de mensagens publicitárias. Reconhecendo a importância estratégica de tais pontos, a publicidade exterior adopta fachadas, empenas e muros, tomando-os como estruturas de fixação de grandes lonas publicitárias. O elevado grau de adaptabilidade, característico deste suporte, conjuntamente, com desenvolvimento da impressão digital, e consequente crescimento da indústria de impressão digital em grande formato, permitiu a sua rápida generalização pelas cidades. Gavetos e outras zonas com exposição privilegiada, necessariamente, inscritas no campo de visão do observador, são dominados por publicidades de grande formato. Com o propósito de captar a atenção e fomentar o estabelecimento de uma relação prolongada com o observador, o outdoor personalizado insere-se na imagem da cidade criada por cada um de nós. Precisamente, assumindo uma posição de afirmação no espaço, estabelecendo ligações visuais entre os vários planos ou procurando um envolvimento comunicacional com o ambiente espacial, a presença desta singular forma de comunicação, torna-se assim, naturalmente, inserida na paisagem urbana, partilhando connosco os trajectos do nosso quotidiano. A localização assumida pelo outdoor personalizado na cidade é reveladora de elevada reflexão, dado o seu confronto, diário, com o observador. Entender o comportamento espacial do outdoor personalizado, em simultâneo, com a elaboração de uma plataforma capaz de proporcionar o desenvolvimento de análises multidisciplinares, foram os principais propósitos que nos moveram. How does the personalized outdoor, as a potential advertising message, with a high degree of mutability and interaction with the enclose environment, relates to the urban space? We support this: the urban space, offering a natural setting, provided by the established relationship between the streets and the architectural elements, along with the presence of high pedestrian and road influx areas, as privileged channel of mobility, reveal distinct and attractive places to insert advertising messages. Observing the strategic importance of these locations, outdoor advertising takes down walls, gable walls and walls as a structure to put large canvases advertising. The high degree of adaptability, characteristic of this support, along with development of digital printing, and the increase of the industry of large format digital printing, has enabled its rapid spread through the cities. Drawers and other privileged exposure areas, necessarily on observer campus vision are restrained by big advertisements. With the purposed of draw the attention and promote a long relationship with the observer, the personalized outdoor is in the city's image created by each one of us. Precisely, taking a strong position on space, providing visual links between the different plans or seeking a connection with the communication setting space, the presence of this particular form of communication, becomes, naturally, inserted into the urban landscape, sharing with us the daily lives journeys. The localization taken by personalized outdoor on the city is suggestive of the high weighting, offered their observer, daily, confrontation. Understanding the space behaviour of personalized outdoor, along with the establishing of an investigation platform capable of providing the development of multidisciplinary analysis, was the main purposes that move us to this discussion. Comme c'est que un panneau de publicité, que exploit une message publicitaire avec un haut degré de mutabilité, d'interaction avec l'environnement, se rapporte à l'espace urbain? Nous soutenons le suivant: l'espace urbain, en offrant une configuration singulière, fourni par la relation établie entre les pistes et les éléments architecturaux, avec la présence de zones de forte affluence des piétons et routière comme un canal privilégié de la mobilité, il rèvéle des lieux attrayants pour l'insertion de messages de publicité. En reconnaissant l'importance stratégique de ces points, la publicité extérieure utilize des façades, des parois et des murs, comme une structure de la fixation de grandes toiles publicitaires. Le degré élevé de capacité d'adaptation, caractéristique de cette aide, communément le développement de l'impression digital, et par conséquent la croissance de l'industrie de l'impression digital en grand format, a permis sa propagation rapide par les villes. Tiroirs et d'autres domaines privilégiés de l'exposition, forcément, sont entrés dans le champ de vision de l'observateur, sont dominés par de grandes annonces publicitaires. Dans le but de capter l'attention et de promouvoir la création d'une longue relation avec l'observateur, le panneau de publicité personnalisé s`insère dans l'image de la ville créé par chacun de nous. Précisément, en supposant une position d'affirmation dans l'espace, en fournissant des liaisons visuels entre les différents plans ou de rechercher un engagement de communication sur l'environnement spatial, la présence naturelle de cette forme de communication, dévient, il se rend ainsi naturellement insérée dans le paysage urbaine, de partager avec nous les voyages de notre vie quotidienne. La position prise par le panneau de publicité personnalisé dans les villes est indicative de la forte pondération de leur affrontement, tous les jours, avec l'observateur. Comprendre le comportement extérieur de l'espace de le panneau de publicité personnalisé, ainsi que le développement d'une plate-forme capable d'assurer le développement de analyses multidisciplinaires, ont été les principaux objectifs que nous nous sommes déplacés à cette discussion.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, com especialização Marketing e Publicidade.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1069
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
fernanda_vianaribeiro.pdf9,39 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.