Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1067
Título: O consumo de alimentos funcionais – atitudes e comportamentos
Autor: Oliveira, Hélder Paulo da Silva
Orientador: Cardoso, Paulo
Data de Defesa: 2008
Editora: [s.n.]
Resumo: Nas últimas décadas, temos assistido a um aumento da oferta, em variedade e qualidade, de produtos alimentares e ao aperfeiçoamento das estratégias de marketing para promover esses produtos. A par deste fenómeno surge um estilo de vida mais sedentário, mas também mais pressionado pela tensão do quotidiano. Como resultado destes e de outras circunstâncias vemos surgir, hoje, uma preocupação generalizada com uma série de problemas de saúde ligados à vida urbana, como por exemplo os problemas cardiovasculares e de excesso de peso. Em resposta a esta conjuntura surgiu uma nova área de investigação nas ciências dos alimentos e da nutrição: a dos alimentos funcionais. Esta dissertação pretende fazer uma análise da atitude dos consumidores portugueses face aos alimentos funcionais. Mais concretamente, procurou-se saber qual o conhecimento dos consumidores sobre os produtos funcionais, que crenças têm sobre a sua eficácia, que hábitos de consumo têm e quais os critérios que utilizam para a compra destes produtos. Consideramos que a compreensão das atitudes, comportamentos e expectativas dos consumidores face a esta problemática poderá servir de base ao desenvolvimento de estratégias de marketing deste sector. Após uma revisão bibliográfica sobre esta temática, apresenta-se um estudo empírico que envolveu a administração de um questionário junto de consumidores portugueses. A partir da análise dos resultados, foi possível analisar e reflectir sobre a notoriedade de marcas e produtos alimentares funcionais comercializados em Portugal e sobre o comportamento dos consumidores face a estes produtos. During the last decades, we have seen an increase in the offer of food products, in what refers to variety and quality, and an improvement of marketing strategies to promote these products. At the same time, there is a more sedentary way of life, which, on the other hand, suffers the pression of our everyday lives. As a result of these and other circumstances, nowadays we see a generalized concern appearing related to a series of health problems connected to urban life, such as cardiovascular and overweight problems. As an answer to that a new investigation area in food and nutrition science emerged: the functional food science. This dissertation pretends to analyse de Portuguese consumers’ attitude towards functional food. More specifically, it was meant to study the consumers’ knowledge about functional food, their believes about functional food efficiency, the consumers’ eating habits and the criteria they use when buying these products. We consider that the understanding of consumers’ attitudes, behaviours and expectations towards functional food may help to develop the marketing strategies in this area. After a bibliographic revision about this theme, an empirical study including a survey made to Portuguese consumers will be presented. With the analysis of the results it was possible to analyse and reflect about the renown of brands and functional food products commercialized in Portugal and it was also possible to think about the behaviour of the consumers towards these products. Dans les dernières décades, on a assisté à un grandissement de l’offre, en variété et en qualité, des produits alimentaires et au perfectionnement des stratégies de marketing pour promouvoir ces produits. À côté de ce phénomène, il arrive un style de vie plus sédentaire, mais aussi plus pressionné par la tension du quotidien. En résultat, on voit qu’il arrive aujourd’hui une préoccupation généralisée avec une série de problèmes de santé liés à la vie urbaine, comme par exemple les problèmes cardiovasculaires et le surpoids. Comme réponse à cette conjoncture, il est arrivé un nouveau domaine de recherche dans les sciences de la nourriture: la nourriture fonctionnelle. Cette dissertation prétend faire une analyse de l’attitude des consommateurs portugais devant la nourriture fonctionnelle. En effet, on a voulu savoir quelle connaissance des produits fonctionnels ont les consommateurs, quelles sont leurs croyances en ce qui concerne l’efficace de la nourriture fonctionnelle, comment sont leurs habitudes de consommation et quels sont les critères qu’ils emploient lorsqu’ils achètent ces produits fonctionnels. On considère que la compréhension de leurs attitudes, de leurs comportements et de leurs expectatives devant cette problématique pourra soutenir le développement de stratégies de marketing en ce domaine. Après une révision bibliographique de cette thématique, on présente une étude empirique qui a compris l’administration d’un questionnaire proposé aux consommateurs portugais. D’après l’analyse des résultats, il a été possible d’analyser et de réfléchir sur la notoriété des griffes et des produits alimentaires fonctionnels commercialisés au Portugal et sur le comportement des consommateurs devant ces produits.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, com especialização em Marketing e Comunicação Estratégica.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1067
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

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