Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1057
Título: Cibermarketing no futebol português
Outros títulos: a comunicação interativa nos websites dos clubes que integram a Liga Portuguesa de Futebol Profissional
Autor: Borba, Eduardo Zilles
Orientador: Mesquita, Francisco
Palavras-chave: comunicação online
cibermarketing
usabilidade
gestão desportiva e futebol
online communication
cybermarketing
usability
sports management
soccer
Data de Defesa: 2008
Editora: [s.n.]
Resumo: Este estudo explora a utilização da Internet como um canal de comunicação e marketing pelos clubes que integraram a primeira divisão da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) – a Bwin Liga 2007/2008. Para isso, além de uma revisão bibliográfica à comunicação online e ao marketing desportivo, é proposta uma análise investigativa específica para o mercado dos websites dos clubes lusos. As avaliações são baseadas no método de observação heurístico através de uma grelha avaliadora do cibermarketing aos dezesseis portais que formam a amostra deste estudo. Essa grelha é resultado da adaptação de teorias de investigação de marketing na Internet – Beech et al. (2000), Nielsen e Tahir (2002) e Duyne et al. (2003) – para o universo corporativo online do século XXI e envolve trinta atributos considerados fundamentais para a estratégia de comunicação em linha. Esses atributos foram classificados em três categorias, nomeadamente: ‘Informação’, ‘Negócios (comércio e serviços)’ e ‘Relacionamento’. Além de verificar quais as ferramentas de comunicação presentes nos portais dos clubes portugueses de futebol, a metodologia aprofunda ainda a investigação às táticas de cibermarketing por meio de uma avaliação qualitativa a todos os itens atribuídos na grelha avaliadora. O objetivo desta pesquisa científica é identificar quais as ferramentas mais presentes na comunicação interativa dos ambientes web dos clubes portugueses da bola, com o intuito de tirar uma “fotografia” deste mercado no período da temporada 2007/2008. Além disso, pretendese estabelecer uma série de ações norteadoras para o sucesso na criação de uma presença online para um clube futebolístico português. No futuro, esperase, ainda, que este estudo e o seu método de investigação possam ser úteis para gestores de comunicação e marketing da área desportiva, e também investigadores do marketing online, em especial em websites desportivos. This study explores the use of the Internet as a way of communication and marketing by the clubs that take part in the first division of the Professional Portuguese Football League (LPFP) – Bwin League 2007/2008. For this, besides a bibliographic review on communication online and to marketing, a specific investigated analysis was done about the websites from the Portuguese clubs. The evaluations are based on the heuristic observation method by a cybermarketing evaluative check list of the sixteen websites which integrate this study. This check list is a result of an adaptation of online marketing investigation theories – Beech et al. (2000), Nielsen and Tahir (2002) and Duyne et al. (2003) – to the coorporative online universe on the 21st century and involves thirty atributes considerated essential to an online communication strategy. These atributes have been classified in three defined groups: ‘Information’, ‘Business (commerce and services)’ and ‘Relationship’. Besides verifying which communications tools are on the portugueses soccer clubs websites, the methodology goes deep on the investigation to the cybermarketing tactics through a qualitative observation of all items on the evaluate check list. The main objective of this scientific research is to identify which are the most used tools of interactive communication on the portugueses soccer clubs web enviroment, with the purpose of getting a wider picture of this market during the 2007/2008 season. Besides that, the author’s intention is to establish a series of actions to guide him on the creation of a portuguese soccer club online presence. In the future, the author hopes this study and its investigation method would contribute, in someway, to communication and marketing managers, specially on sports areas, also online marketing academic researchers and specially on sports websites investigation. Cette étude explore l'utilisation d'Internet comme un canal de communication et de commercialisation – marketing , par les clubs qui ont intégrée la première division de la Ligue Portugaise de Football Professionnel (LPFP) – Bwin la Ligue 2007/2008. Pour cela, en plus d'une revue de la littérature de la communication en ligne et de marketing sportif, est proposé une recherche pour le marché des websites des clubs lusitaniens. Les évaluations sont basées sur la méthode heuristique de l'observation, en utilisant une grille d'évaluation de cybermarketing des seize portails qui forment l'échantillon de cette étude. Cette grille est le résultat de l'adaptation des théories de recherche en marketing sur Internet Beech et al. (2000), Nielsen et Tahir (2002) et Duyne et al. (2003) à l'univers corporatif en ligne du siècle XXI et comporte trente attributs clé de la stratégie de communication en ligne. Ces attributs ont été classés en trois directrices, nommément: ‘Information’, ‘l'Entreprise (commerce et services)’ et ‘Relation’. En plus de vérifier ce que les outils de communication dans ce portails des clubs de football portugais, la méthodologie également approfondit l'étude de les tactiques du cybermarketing par une évaluation qualitative de tous les points attribués sur la grille d'évaluation. L'objectif de cette recherche scientifique est d'identifier ce que les derniers outils de communication interactif dans les environnements web des clubs de football portugais, dans le but de faire une "photo" de ce marché au cours de la saison 2007/2008. En outre, les recherches visant à établir un ensemble des actions guides de réussite dans la création d'une présence en ligne pour un club de football portugais. Dans l'avenir, il s’espère que cette étude et sa méthode d'enquête peuvent attacher valeur aux gestionnaires de communication et de marketing, en particulier dans les sports, et aussi les chercheurs du marketing en ligne, en particulier dans les websites sportifs.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em em Ciências da Comunicação, com especialização em Marketing e Comunicação Estratégica.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1057
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
eduardo zilles borba.pdf4,99 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.