Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1051
Título: Comportamentos de saúde e comportamentos de risco em adolescentes do ensino secundário
Outros títulos: ligações com a família, amigos e envolvimento com a escola
Autor: Santos, Olga Teresa Ribeiro Pereira Ferreira Mendes dos
Orientador: Silva, Isabel
Data de Defesa: 2008
Editora: [s.n.]
Resumo: O presente estudo de natureza exploratória e observacional teve como objectivos: 1) Estudar a prevalência de comportamentos de risco e de comportamentos de saúde; 2) Estudar diferenças entre os comportamentos de risco e os comportamentos de saúde tendo em conta o ano de escolaridade - 10º,11º,12º anos; 3) Analisar se existem diferenças entre sexos quanto a comportamentos de risco e a comportamentos de saúde; 4) Examinar se existem diferenças entre adolescentes com diferentes graus de envolvimento com a escola, com a família e com os pares quanto a comportamentos de saúde e os comportamentos de risco adoptados por estes; 5) Estudar se existem diferenças significativas em relação à adopção de comportamentos de risco e de saúde entre jovens com pais divorciados e pais não divorciados. Foi avaliada uma amostra sequencial de conveniência de 561 alunos que frequentam o 10º,11º e 12º anos de escolaridade entre os 13 e os 21 anos (M=16,3; DP=1,25). Os alunos responderam a um questionário de comportamentos de risco para jovens (YRBS) por nós adaptado à língua e cultura portuguesa. Os resultados da presente investigação sugerem que existem diferenças significativas, tendo em conta o ano de escolaridade e o sexo, quanto a comportamentos protectores de saúde e a comportamentos de risco. Observou-se a existência de diferenças significativas face a comportamentos de saúde e a comportamentos de risco entre jovens com diferentes níveis de ligação à escola. Observou-se que não existem diferenças significativas entre jovens com diferentes níveis ligação familiar e entre jovens com diferentes níveis de ligação aos pares quanto aos comportamentos de saúde estudados, ainda que se tenham observado diferenças entre os jovens com diferentes níveis de ligação à família e aos pares quanto aos comportamentos de risco. Não se encontraram diferenças significativas entre os jovens pertencentes a famílias com pais divorciados e com pais não divorciados quanto a comportamentos de risco e verificou-se a existência de diferenças face a um comportamento de saúde tendo em conta a situação familiar dos jovens. Estes aspectos deverão ser tidos em conta na elaboração de programas de intervenção no domínio da Educação para a Saúde em meio escolar. The purpose of the present transversal exploratory study was to: 1) study the prevalence of health compromising and health promoting behaviours; 2) Study the differences between health compromising and health promoting behaviours, taking into account the school year – 10th, 11th, 12th grades; 3) Analyse if there are differences between gender regarding health compromising and health promoting behaviours; 4) Analyse if there are differences among adolescents with different levels of engagement in school, family and peers, concerning the health compromising and health promoting behaviours followed by them; 5) Study if there are significant differences considering the adoption of health compromising and health promoting behaviours among adolescents with divorced and not divorced parents. One estimated a convenience sequential sample regarding 561 students that attend the 10th, 11th and 12th grades with ages between 13 and 21 years old (M=16,3; SD=1,25). Students answered a questionnaire about risk behaviours for youth (YRBS), adapted by us to the language and Portuguese culture. The results of the present research indicate that there are significant differences as to health promoting and health compromising behaviours, taking into account the school year and the gender. One observed significant differences considering health compromising and health promoting behaviours among adolescents with different levels of school involvement. According to involvement with friends, and with the family, the results indicate that there are no significant differences between friend engagement and family engagement and health promotion behaviours that were studied before, although one can find significant differences among adolescents with different levels of friend engagement and family engagement and health compromising behaviours. There were not found any significant differences among youth belonging to families with divorced and not divorced parents considering Health compromising behaviours but there were found differences considering the health promoting behaviours. These issues should be taken into consideration when developing intervention programmes in the Education for Health area within the school system. Cette étude-là a eu les objectifs suivants:1) Étudier la prépondérance des comportements de risque et des comportements de santé ; 2) Étudier les différences entre les comportements de risque et les comportements de santé selon l’année de scolarité - seconde, première et terminale; 3) Analyser s’il y a des différences entre sexes en ce qui concerne les comportements de risque et les comportements de santé ; 4) Examiner s’il y a des différences entre les adolescents ayant différents niveaux d’engagement avec l’école, avec la famille ainsi qu’avec leurs paires en ce qui concerne les comportements de santé et les comportements de risque adoptés par eux ; 5) Étudier s’il y a des différences significatives par rapport à l’adoption de comportements de risque et de santé entre jeunes ayant des parents divorcés et des parents non divorcés. L’étude s’est basée sur un échantillon de séquence de convenance de 561 élèves qui fréquentent l’enseignement secondaire (seconde, première et terminale) entre les 13 et les 21 ans (M= 16,3; DP= 1,25). Les élèves ont répondu à un questionnaire de comportements de risque adressé aux jeunes (YRBS), adapté pour nous à la langue et culture portugaises. Les résultats de l’actuelle recherche suggèrent qu’il y a des différences significatives, par rapport à l’année de scolarité et le sexe en ce qui concerne les comportements protecteurs de santé et comportements de risque. On a observé l’existence de différences significatives face à des comportements de santé et de risque entre jeunes avec différents niveaux de rapports à l’école. Les résultats montrent qu’il n’y a pas de différences significatives entre l’engagement des jeunes avec les amis et la famille et les comportements de santé étudiés, bien qu’on vérifie des différences significatives en ce qui concerne les comportements de risque étudiés. On n’a pas trouvé des différences considérables entre les jeunes appartenant à des familles ayant des parents divorcés et des parents non divorcés par rapport à les comportements de risque et on a observé l’existence des différences face à un comportement de santé. Ces aspects doivent être considérés dans l’élaboration de programmes d’intervention dans le domaine de l’Éducation pour la Santé au milieu scolaire.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Psicologia.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1051
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