Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1048
Título: A comunicação da marca e a relação estabelecida com os consumidores através da internet
Autor: Brochado, Samara Sanches
Orientador: Cardoso, Paulo Ribeiro
Data de Defesa: 2008
Editora: [s.n.]
Resumo: A comunicação integrada de marketing – Integrated Marketing Communications (IMC) - é hoje vista por numerosos autores como uma forma eficaz de conjugar um conjunto de técnicas no sentido de posicionar uma marca na mente do consumidor. A comunicação da marca através da Internet, e mais concretamente através dos seus websites, faz uso destas técnicas integradas procurando informar mas, principalmente, persuadir os consumidores e estabelecer com estes relações sólidas e duradouras. Através dos websites os consumidores podem receber informações passivamente, mas também, e de uma forma activa, usufruir e recolher materiais comunicacionais que o aproximam das marcas. Podem, inclusive, comunicar com as marcas, simplesmente enviando e-mails ou interagindo de uma forma mais dinâmica através do website, sendo agentes intervenientes de um fenómeno que aqui se designa como Social Media. Começando por fazer uma panorâmica sobre campos teóricos como a Comunicação de Marketing e o conceito de IMC, esta dissertação faz uma análise da forma como as marcas utilizam as técnicas de Comunicação Integrada para estabelecerem relações com os seus consumidores através dos seus websites. Ao nível empírico este trabalho apresenta um estudo qualitativo, de carácter exploratório, junto de uma amostra de jovens procurando compreender qual o seu comportamento face aos websites de marcas e à componente entretenimento. Um segundo estudo, mais alargado, faz uma análise de conteúdo de 50 websites de marcas consumidas por jovens portugueses tentando perceber de que forma estas marcas utilizam técnicas de comunicação integrada para estabelecer relações com os seus consumidores. O trabalho é concluído com um modelo de website em consonância com os dados obtidos na pesquisa. Limitações do estudo e sugestões para futuras investigações são igualmente apresentadas. The Integrated Marketing Communications (IMC) is seen nowadays by several authors as an efficient way of conjugating a set of techniques, in order to create a trademark at the consumer’s mind. The trademark communication via internet, and more concretely through its websites, uses these integrated techniques, aiming to inform. However, mainly, aiming to persuade the consumers and to establish with these ones, solid and long lasting relationships. Through the websites the consumers can passively receive information, and also, in an active manner, use and search communication materials, which approach them to the trademarks. The can either have a communication with the trademarks, simply by sending emails or interacting in a more dynamic way through the website. This way they will be Stakeholders agents of a phenomenon called here as Social Media. Beginning to make a wide vision about theoretical fields like the Marketing Communication and the IMC concept, this description analyses the way the trademarks use the Integrated Communication techniques to establish relations with its consumers via its websites. At the empiric level, this work shows a qualitative study, with an exploratory purpose, with a sample of young people trying to understand what their behavior is, before the trademarks websites as well as the entertaining component. A further study, a more complete one, analyses the content of 50 websites from trademarks, which are well known by the Portuguese youth, trying to notice which way these trademarks use the integrated communication techniques, to establish relations with its consumers. This work is concluded with a website model in consonance with the data obtained by the research. Limitations of the study and suggestions for further investigations are equally presented. La communication intégrée de marketing – Integrated Marketing Communications (IMC) – est actuellement vu par numbreux auteurs comme un moyen efficace de combiner un certain nombre de techniques pour positionner une griffe dans l’esprit des consommateurs. La communication de une griffe par la internet, et plus particulièrement par leurs websites, fait usage de ces techniques intégrées pour informer; mais surtout persuader les consommateurs et établir des relations solides et durables. À travers de webistes, les consommateurs peuvent recevoir des informations passivement, mais aussi de une manière actif, jouir et recueillir des matériaux que l’étroite de les griffes. Ils peuvent même communiquer avec eux, tout simplement par l’envoi d’emails ou en interactian de une manière plus dynamique pour le webiste, dont ils sont agents impliqués dans un phénomène que l’on appelle ici comme Social Media. En commençant pour faire un aperçu théorique sur les domaines de la Communication de Marketing e le concept IMC, cette thèse est une analyse de la manière dont les griffes utilisant les techniques de communication intégrée pour établir des relations avec leurs consommateurs par l’intermédiare de leurs websites. Empiriquement ce travail présent une étude qualitative de nature exploratoire, avec un échantillon de jeunes qui cherchent a compendre quel est leuer comportement vers les websites de griffes et de composante de divertissement. Une deuxième étude, plus large, est une analyse de contenu de 50 websites de griffes consommées par les jeunes portugais, essayant de voir comment ces griffes utilisent des techniques de communication intégrée pour établir des relations avec ses consommateurs. Le travail est conclu avec un mòdele de website en ligne avec les informations obtenues dans la recherche. Limitations de l’étude et des suggestions de futures recherches sont également présentées.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Comunicação, com especialização em Comunicação Publicitária.
URI: http://hdl.handle.net/10284/1048
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