Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1042
Título: A influência dos anúncios publicitários televisivos sobre os pequenos consumidores
Outros títulos: estudo empírico com crianças dos 8 aos 10 anos de idade
Autor: Teixeira, Sónia Alexandra Ferreira
Orientador: Cardoso, António
Data de Defesa: 2007
Editora: [s.n.]
Resumo: Nesta monografia intitulada A Influência dos Anúncios Publicitários Televisivos sobre os Pequenos Consumidores, procuramos contribuir para uma ponderação mais profunda sobre a temática da Publicidade Infantil, visto que continua a ser um motivo de reflexão na nossa sociedade. Propusemo-nos a tentar compreender a relação da criança com a publicidade televisiva e a sua relação com as personagens integrantes dos anúncios publicitários televisivos. Esta análise é baseada numa revisão bibliográfica dos diferentes autores que investigaram esta temática e com a colaboração das crianças, sendo que foram uma contribuição muito importante para perceber realidade que examinamos. Iremos apresentar as diferentes perspectivas de alguns autores que estudaram e estudam esta matéria. Através desta investigação vamos perceber que as crianças nas idades compreendidas entre os oito e os dez anos conseguem perceber, de uma forma limitada, o que é a publicidade e que esta tem um objectivo. As crianças contemporâneas, na sua maioria, são autodidactas que sugam toda a informação e a digerem numa maneira única e peculiar. A criança é influenciada por uma série de factores, entre eles a publicidade, a qual não é uma má influência para os pequenos consumidores se excluirmos todos os outros elementos que os circundam no seu desenvolvimento. No decorrer do presente trabalho, identificamos que as personagens são factores preponderantes na altura de escolher um produto, pois podem criar uma identificação com o público infantil, mas não é necessariamente um sucesso garantido. Os pequenos consumidores, entre os 8 e os 10 anos, conseguem distinguir os diferentes tipos de produtos publicitados. Nesta fase das suas vidas conseguem memorizar, como pudemos verificar no nosso estudo, o produto, a marca, as personagens bem como identificar para quem os produtos se direccionam. Concluímos que os pequenos consumidores, enquanto seres em formação, criam uma relação com a publicidade, mais especificamente com os anúncios publicitários televisivos. Todavia, essa relação pode ser positiva ou negativa dependendo sempre dos factores que envolvem as crianças, as vivências, o acompanhamento que recebem dos seus amigos, família e escola. Todos estes factores serão fundamentais para que consiga entender o conceito da publicidade e interagir com ele. Se as crianças entenderem o que é a Publicidade, podem usufruir de mais uma fonte de informação.
Descrição: Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de licenciada em Ciências da Comunicação
URI: http://hdl.handle.net/10284/1042
Aparece nas colecções:FCHS (DCEC) - Outros Trabalhos Académicos

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