Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10284/1009
Título: Bullying em contexto escolar
Outros títulos: narrativas e significados em adolescentes e pré-adolescentes
Autor: Ferreira, Elisabete Maria da Silva
Orientador: Fonte, Carla
Data de Defesa: 2006
Editora: [s.n.]
Resumo: Na presente investigação debruçamo-nos sobre um tema que tem vindo a ser alvo de atenção em meio escolar: o bullying. Apresenta-se como um tema actual e sobre o qual é necessário aprofundar o conhecimento científico. Desenvolvemos assim uma investigação de carácter qualitativo, com o principal objectivo de entender os significados partilhados por estes alunos, face a episódios de vitimação e agressão. Utilizamos para conseguir este objectivo a entrevista semi-estruturada, uma vez que pretendíamos explorar, sempre que possível, as respostas dadas às perguntas que eram formuladas e que fossem importantes para a compreensão desta problemática. O presente estudo foi realizado com os alunos, do 3º ciclo (7º ano de escolaridade), de uma escola EB 2,3 da zona norte de Portugal. Para análise dos resultados tivemos como base a grounded analysis, uma vez que esta orientação permite mergulhar nos dados e traçar uma linha orientadora em termos de significados. Conseguimos reunir seis significados partilhados por estes jovens e que são a aprendizagem – de comportamentos e reacções; atribuição – da forma como reagem às situações; estratégias – utilizadas para resolver os problemas com que se deparam; competências – a nível de soluções apresentadas para situações do contexto escolar; ambivalência – manifestada relativamente aos pais e aos próprios colegas e, por fim, a desilusão – expressa relativamente à escola e às pessoas que a compõe. Em conclusão, estes resultados mostram que os alunos partilham significados idênticos. No final deste trabalho, com base nos dados recolhidos são discutidas algumas implicações para a prática.
Descrição: Monografia apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de licenciada em Psicologia, especialização em Psicologia Clínica
URI: http://hdl.handle.net/10284/1009
Aparece nas colecções:FCHS (DCPC) - Outros Trabalhos Académicos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Anexos.pdf87,5 kBAdobe PDFVer/Abrir
9649.pdf295,12 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.